Notícia

A Folha Paulista online

Professor universitário de São Carlos será empossado amanhã como membro titular da ABC

Publicado em 07 maio 2012

O professor Victor Carlos Pandolfelli, do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), participa amanhã, dia 8/5, no Rio de Janeiro, de cerimônia de posse como um dos 25 novos membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Ele foi eleito para a área de Ciências da Engenharia, em assembleia geral ocorrida no dia 16 de dezembro.
Fundada em 1916, a ABC congrega eminentes cientistas das áreas de Ciências Matemáticas, Físicas, Químicas, da Terra, Biológicas, Biomédicas, da Saúde, Agrárias, da Engenharia e Sociais. A Academia é uma entidade independente, não governamental e sem fins lucrativos, que tem como foco o desenvolvimento científico do País, a interação entre os cientistas brasileiros e destes com pesquisadores de outras nações. São 449 membros titulares, sendo 32 de todas as áreas de engenharia. "A eleição para a Academia mais uma vez atesta a qualidade da pesquisa, ensino e extensão realizadas na UFSCar", comenta Pandolfelli.
Com a indicação do professor Pandolfelli para a área de Ciências da Engenharia, a UFSCar passa a contar com três representantes titulares na Academia. Os outros dois docentes são Edgar Zanotto, também do DEMa, e Jorge Hounie, do Departamento de Matemática (DM).
O processo de seleção dos novos membros inicia-se em setembro, com a indicação de candidatos, que pode ser feita apenas por membros titulares da ABC, por meio do sistema eletrônico de votação ou por carta. Todos os indicados são avaliados por membros titulares da seção a que pertence o candidato.
No mês de outubro, a tabela com as notas atribuídas a cada candidato é encaminhada para a Comissão de Seleção, que se reúne na sede da ABC para decidir quantas vagas serão abertas para cada seção e preparar a cédula de votação. Os indicados que passam por essa primeira fase têm seus nomes inscritos nas cédulas de votação, na qual também está citado o número de vagas para cada seção. Essa cédula é encaminhada a todos os titulares da ABC, que escolhem os novos membros da Academia dentre os candidatos listados.
O Reitor da UFSCar também manifestou sua satisfação pela nomeação de Pandolfelli para a ABC e parabenizou o docente pelo merecido reconhecimento de seu nome para compor essa importante instituição. "Fiquei muito satisfeito ao saber da nomeação do professor Pandolfelli para a ABC na área de Ciências da Engenharia. É uma grande conquista e importante reconhecimento pelo seu trabalho", diz o Reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho.
O professor Victor Carlos Pandolfelli concluiu o doutorado em Leeds, na Inglaterra, em 1989, e o pós-doutorado na École Polytechnique de Montreal, no Canadá, em 1997. 
Atualmente é professor titular do DEMa da UFSCar e Membro do Comitê Editorial de nove revistas internacionais. É pesquisador do CNPq e coordenador Latino-Americano da Federation for International Refractories Research and Education (FIRE), que envolve nove universidades em diferentes países e 16 empresas líderes na área de refratários. Pandolfelli é integrante da American Ceramic Society e membro Titular da World Academy of Ceramics. Recebeu 64 prêmios e homenagens e já publicou 393 artigos em periódicos especializados e 227 trabalhos em anais de eventos. É autor de um livro técnico e possui oito patentes registradas. Foi membro do Grupo de Apoio e Planejamento do Ministério da Ciência e Tecnologia (PADCT-MCT) e do Comitê de Assessoramento de Engenharia de Minas, Metalurgia e Materiais do CNPq. Já coordenou dois Projetos Temáticos da Fapesp na área de cerâmicas refratárias, além de ter orientado 59 dissertações de mestrado e teses de doutorado. Adicionalmente, tem desenvolvido atividades de pesquisa junto a várias indústrias brasileiras e do exterior na área de Engenharia de Materiais.
A cerimônia de posse dos recém-eleitos será realizada às 18h30, durante Reunião Magna da Academia na cidade do Rio de Janeiro.