Notícia

Oeste Notícias

Professor participa de congressos internacionais

Publicado em 16 julho 2006

Produtos de um projeto de pesquisa, financiado pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), dois artigos produzidos pelo professor/doutor do curso de Engenharia Civil da Unoeste, José Júlio de Cerqueira Pituba, foram apresentados em congressos internacionais.
Os artigos foram baseados em pesquisas dentro do projeto denominado 'Formulação e emprego de modelos de Dano". A Mecânica do Dano é uma ferramenta para consideração da propagação de fissuras no concreto.
"Análise Não-Linear de Porticos Planos em Concreto Armado através de Modelos Simplificados de Dano e Plasticidade", foi apresentado durante a XXXII Jornada Sul-americana de Engenharia Estrutural, realizada em maio na cidade de Campinas, São Paulo. O evento reuniu pesquisadores do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, e outros países da América do Sul.
O outro congresso aconteceu em jun na capital portuguesa Lisboa. No III Europeax Congress on Computational Mechnics, Pituba participou com o artigo 'On the formulation of damage constitutive models for Bimodular Anisotropic Media".
A intenção é que novos artigos sejam feitos no decorrer da pesquisa. "Os artigos tratam da proposição de um modela matemática com o objetivo de simular o comportamento de estruturas em concreto armado", destaca.
Depois da participação 1109 congressos o próximo passo é melhorar o modelo para obter resultados em análises mais complexas.