Notícia

UEL - Universidade Estadual de Londrina

Professor lança livro no Museu Histórico

Publicado em 20 agosto 2015

O professor Barthon Favatto Jr., do Departamento de História da UEL lança o livro "Entre o Doce e o Amargo; Memórias de Exilados Cubanos",nesta sexta-feira, dia 21, às 19 horas, no Museu Histórico de Londrina.

O professor Barthon dedicou quase uma década de sua vida a uma pesquisa, cujos resultados chegam ao público na publicação dessa obra, que reconstrói a partir dos meandros históricos e literários o panorama e embates políticos culturais e desvenda os bastidores do mundo intelectual cubano entre 1951 e 1968.

O autor faz um convite ao leitor para acompanhar as trajetórias e os engajamentos nas lutas revolucionárias e nos projetos culturais de dois intelectuais, escritores e jornalistas cubanos, Guillermo Cabrera Infante (1929-2005) e Carlos Franqui (1921-2010). Ambos foram personagens fundamentais na vida cultural e política da ilha caribenha, jovens intelectuais engajados na luta revolucionária no governo de Fidel Castro. Tornaram-se dois protagonistas no ambiente artístico cultural, e, portanto, viveram no olho do furacão da história latino-americana das últimas décadas.

O livro permite ao leitor um conhecimento mais acurado sobre a história intelectual e cultural cubana e seus vínculos com o processo político nacional e internacional, demarcados pela Guerra Fria. Com 300 páginas (Alameda) contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), e financiamento pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

O Autor

Barthon Favatto Jr., paulistano, 34 anos, é mestre e graduado em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e professor colaborador da área de História das Américas do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pesquisa a diáspora cubana desde 2002 e, atualmente, é membro do Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem (LEDI/UEL) e dos grupos de pesquisa CNPq História Visual, Artistas e Intelectuais (UNESP) e Dimensões Culturais e Políticas do Exílio Latino-americano (UFMG).

O lançamento é aberto ao público e contará com a participação do Grupo Musical "Os Odeons". O Museu fica na Rua Benjamin Constant, 900 - Centro (antiga Estação Ferroviária). Mais informações pelos telefones (43) 3323-0082 e 3324-4641.

Agência UEL