Notícia

Jornal de Jundiaí online

Professor Emérito 2013

Publicado em 04 outubro 2013

No dia 15 de outubro, Dia do Professor, o CIEE em parceria com o Jornal O Estado de São Paulo promove a entrega do Prêmio Professor Emérito 2013 - Troféu Guerreiro da Educação - Ruy Mesquita, no Teatro CIEE, em São Paulo. O homenageado na 16.ª edição do prêmio é o médico William Saad Hossne, atual coordenador do curso de pós-graduação em Bioética do Centro Universitário São Camilo e Professor Emérito da Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, pertencente a Unesp.

Saad é uma figura importantíssima que representa muito bem a ideologia do prêmio, que é consagrar personalidades que dedicaram uma vida inteira à educação e que, de certa forma, trouxeram uma grande contribuição para a especialidade em que atua.

Reconhecido mundialmente como um dos maiores especialistas em bioética, uma especialidade que mistura ciência, filosofia e direito, sempre com o intuito de defender o ser humano, o médico e professor continua atuante aos 86 anos. Por coincidência, Saad também conviveu com algumas das ilustres figuras que pertencem à galeria do prêmio, alguns dos quais já partiram, deixando-nos um legado fabuloso como o geneticista Crodowaldo Pavan e o biólogo Paulo Vanzolini. Com este último, uma amizade que perdurou por 60 anos.

Para Ruy Martins Altenfelder Silva, presidente do Conselho de Administração do CIEE, o professor Saad é um defensor contumaz da ética na medicina. "Sua obra solidificou a necessidade da criação de um sistema eficaz de controle de pesquisas, estabelecendo princípios que defendam os cidadãos". Segundo Altenfelder, Saad é uma referência internacional no campo da bioética. "Fundou a Sociedade Brasileira de Bioética, participou ativamente do Conselho Nacional de Saúde, foi reitor da Universidade Federal de São Carlos e da Faculdade de Medicina de Botucatu. Um exemplo a ser seguido. Um profissional incansável que muito honra o título de Professor Emérito 2013 - Troféu Guerreiro da Educação Ruy Mesquita."

Mesmo antes de se dedicar à bioética, o professor, nascido na capital paulista, em 1927, tinha uma extensa carreira de médico, pesquisador e gestor em ciência e tecnologia. Cirurgião gastroenterologista formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), foi um dos fundadores, em 1962, da Faculdade de Medicina de Botucatu. Também foi reitor da Universidade Federal de São Carlos, de 1979 a 1983; e participou da criação da Fapesp, tornando-se o segundo diretor-científico da Fundação, entre 1964 e 1967, função que voltou a desempenhar entre 1975 e 1979.

Saad é um exemplo de profissional que dedicou a vida acadêmica ao ato de ensinar e passar conhecimento a seus mais de 10 mil alunos, durante essa longa trajetória de sucesso. Mais informações para empresas, instituições de ensino e estudantes interessados em estágio: site www.ciee.org.br ou unidade CIEE de Jundiaí, tel.: 4522-0155.