Notícia

USP - Universidade de São Paulo

Professor do ICB toma posse como membro da Academia Nacional de Farmácia

Publicado em 04 dezembro 2009

Na sexta-feira (4), o farmacologista Gilberto De Nucci, professor titular de farmacologia do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, tomou posse como titular da cadeira número 92 da Academia Nacional de Farmácia (ANF).

A ANF reúne farmacêuticos e médicos de notório saber em ciências relacionadas à prática farmacológica. A entidade atua como fórum científico propondo alternativas às questões de saúde que afetam o setor e a sociedade. Recentemente, organizou encontro técnico em São Paulo para debater os critérios e estágio atual da obtenção de vacinas por biotecnologia.

Desde 2003, De Nucci, que também é professor na Unicamp, ocupa a cadeira número 90 da Academia Nacional de Medicina. É um dos cientistas biomédicos mais frequentemente citados do mundo, de acordo com o Institute for Scientific Information, e se inscreve entre os pioneiros, no Brasil, no desenvolvimento de novos medicamentos. Essa produção já resultou em 28 pedidos de patentes no Brasil e em outros países. É dele, por exemplo, a primeira patente nacional obtida pelo desenvolvimento de um antiinflamatório, com apoio do programa de Inovação Tecnológica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Em 2001, pesquisou e selecionou o carbonato de lodenafila, molécula que atua contra a disfunção erétil e se assemelha estruturalmente ao sildenafil, do Viagra, lançado em 2008 com o nome comercial de Helleva.

Mais informações: stellag@uol.com.br Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.