Notícia

UFSCar -Universidade Federal de São Carlos

Professor do DEMa recebe prêmio internacional

Publicado em 28 outubro 2010

O professor Edgar Dutra Zanotto, do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar e membro da Academia Brasileira de Ciências recebeu o prêmio oferecido pela Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento (TWAS). Zanotto foi reconhecido pela sua contribuição nos estudos sobre nucleação e crescimento de cristais em vidros e pelo desenvolvimento de novos materiais vitrocerâmicos.

A indicação para o prêmio foi feita pelo membro da TWAS José Fernando Perez, diretor científico da Fapesp entre 1993 e 2005. Para Zanotto, a premiação reflete os esforços realizados na consolidação da UFSCar, em especial do Laboratório de Materiais Vítreos (LaMaV) do DEMa. "Acredito que esse prêmio seja um ótimo indicador do padrão rigoroso e inovador das pesquisas realizadas no Laboratório de Materiais Vítreos do DEMa nos últimos 35 anos.

Espero que mais esta boa notícia sirva para demonstrar definitivamente o padrão internacional do DEMa-UFSCar, e para atrair bons alunos e mais financiamento aos nossos projetos de pesquisas", acredita. De acordo com o docente, a notoriedade da UFSCar na comunidade acadêmica evoluiu expressivamente em 2010. "Este ano tem sido excelente! Há alguns meses tivemos a revelação que o LaMaV-UFSCar aparece no topo do ranking Scopus dos mais prolíficos sobre "nucleação e crescimento de cristais em vidros", em seguida nossa indicação como Editor-in-chief do Journal of Non-Crystalline Solids, o mais importante periódico científico internacional sobre vidros, e finalmente o prêmio TWAS", avalia.

O recebimento do Prêmio, destinado à excelência científica em várias áreas do conhecimento, acontece durante o TWAS"s 22nd General Meeting, que será realizado no próximo ano, no Marrocos.