Notícia

UEL - Universidade Estadual de Londrina

Professor do CCA lança livro em parceria com autores da USP

Publicado em 28 setembro 2016

O professor Sergio Ruffo Roberto, do Departamento de Agronomia, do CCA, é autor de dois novos capítulos da 5ª edição do "Manual de Fitopatologia - Doenças das Plantas Cultivadas" (Agronômica Ceres, 2016, 810 páginas), lançado pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). O lançamento é considerado importante obra sobre o tema, sendo adotado como livro-texto por diversos cursos de graduação em Agronomia do Brasil, além de países da América do Sul.

Os títulos dos novos capítulos do livro são Doenças dos Pequenos Frutos; e Doenças da Carambola, do Kiwi e da Lichia, escritos juntamente com os professores Marcel Belato Sposito e José Belasque Junior, da ESALQ/USP. O professor da UEL conta que os capítulos são resultado de vários anos de pesquisas do grupo, mestres e doutores formados e capacitados nos Programas de Pós-Graduação em Agronomia da UEL e da USP. Eles contam com apoio do CNPq, Fundação Araucária e FAPESP.

A 5ª edição do Manual de Fitopatologia aborda doenças viróticas, bacterianas e fúngicas, além de apresentar os sintomas, agentes causais e as formas de controle de cada cultura. Oferece também um CD, no qual estão disponíveis mais de mil imagens coloridas representando diferentes patologias.

A nova edição do Manual de Fitopatologia está disponível para compra no site www.editoraceres.com.br.

Agência UEL