Professor da Unesp de Franca, Augusto Zanetti esteve, entre 23 de fevereiro e 6 de março, na Universitá degli Studi del Piemonte Orientale Amedeo Avogadro, que possui três câmpus, em Novara-Alessandria e Vercelli.
O objetivo foi dar início e aprofundar programa de intercâmbio da Unesp com essa Universidade italiana, vinculada à Unesp mediante um programa de intercâmbio assinado em setembro de 2013 e negociado pelo reitor Julio Cezar Durigan, pelo assessor-chefe de relações externas José Celso Freire Jr. e pelo professor Zanetti, pela Unesp, e pela professora Lucrezia Songini LauraDellarae o reitorda universidade italiana, Cesare Emanuel.
Zanetti realizou palestra nas dependências daUniversidade degli Studidel Piemonte Orientale, câmpus Novara, no dia 28 de fevereiro, sobre a temática ‘Política Externae a EconomiaBrasileira’.
Foi enfocada a temática das Pequenas e Médias Empresasde gestão familiar no Brasil e no norte da Itália nasregiões da Lombardia e do Piemonte, região mais próspera da Itália,onde está situada a Universidade italiana.
Zanetti comenta que as perguntas dos alunosenvolveram temas como a facilidade de abrir uma empresa no Brasil, asdiferenças entre o Brasil e a China noâmbito da abertura de uma empresa eo sucesso desse empreendimento,assuntos como esporte/business futebol e ciclismo, tendênciasfuturas da economia brasileira, o Well Fare State brasileiro e Bolsa Família, entre outras.
Ao final da conferência, foi sorteada uma camisa com as cores e o mapado Brasil desenhado com ascapitaissedes dos jogos da Copa do Mundo de 2014e entregueum Cd com os grandes sucessos de Gilberto Gil à Diretora do Câmpus de Novara.
Entre os temas abordados pelo docente brasileiro também estiveram o intercâmbio de professores e alunos entre as duas universidades. Os docentes locais demonstraram muito interesse de vir ao Brasil como Visiting Professors ou mediante bolsas do CNPq, Capes, Fapesp e o programa Ciência sem Fronteiras. Uma professora que estuda economia internacional e possui parentes no Brasil e um docente austríacoquiseram informações mais detalhadas sobre os programas de intercâmbio.
O mesmo ocorreu entre os alunos. Um deles, cuja família possui uma empresa de bioenergia quetem contatos muitos intensos com Cuba, explicitou ointeresse em conhecer a região de São José do Rio Preto, próxima a Franca, pois sabe que lá há ali uma grande produçãode álcool.
O docente da Unesp de Franca informa ainda que ele mantém em andamento, com a professora Lucrezia Songini, um projeto de pesquisa que tem como foco um estudo comparativo entre as pequenas e médias empresas italianas de gestão familiar e as brasileiras, iniciando com a cidade de Franca, e depois, com São Paulo.
Sobre Augusto Zanetti
Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professor assistente de doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e professor titular III - Faculdades Metropolitanas Unidas. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Latino-Americana, atuando principalmente nos seguintes temas: Brasil, mecanismos de integração, política externa, negociação internacional e Mercosul.
Informações: augustozanetti@ig.com.br
Portal Unesp