Notícia

Agência C&T (MCTI)

Professor de educação física não influencia na prática de esportes (1 notícias)

Publicado em 14 de maio de 2008

Adolescentes que praticam esportes não são influenciados por professores de educação física. Essa é a conclusão de um estudo elaborado por pesquisadores da Universidade do Porto, em Portugal, da UFF (Universidade Federal Fluminense) e da Fundação Oswaldo Cruz, ambas no Rio de Janeiro.

André Seabra, um dos autores do estudo, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, acredita que o professor de educação física deveria ser um dos principais motivadores na prática de esportes.

"Não existe outro grupo social que esteja tão bem preparado para prevenir a inatividade física como o dos profissionais de educação física. Eles terão, a muito curto prazo, de estar envolvido no desenvolvimento e implementação de estratégias e programas que aumentem os níveis de atividade física de crianças e adolescentes", afirmou à Agência Fapesp.

O professor defende que a disciplina de educação física deveria englobar objetivos da área da saúde pública. "O principal desafio que se coloca atualmente aos professores é o de conseguir atuar em conjunto com os profissionais da saúde pública", enfatizou.

No trabalho, os pesquisadores afirmam que os jovens tendem a diminuir a atividade física à medida que a idade aumenta. O trabalhou considerou determinantes demográficos, biológicos, psicológicos e socioculturais dos jovens. do UOL Educação