Notícia

Leia Já

Professor da USP é afastado por desviar equipamento

Publicado em 13 janeiro 2017

Por Wagner Silva

O professor-coordenador do curso de nutrição da Escola de Educação Física e Esportes da USP, Herbert Lancha Júnior, foi afastado do cargo hoje (13). De acordo com a Promotoria de Justiça do Patrimônio Público e Social de São Paulo, o afastamento foi solicitado após a descoberta de que ele usava uma máquina do curso, de propriedade da universidade e comprada com dinheiro público, para fins particulares.

A Promotoria afirma que uma investigação apontou que o professor utilizava o equipamento conhecido como “Bod Pod”, que serve para medir os porcentuais de massa magra e gordura através do deslocamento do ar, em uma clínica particular, cobrando entre R$ 150 e R$ 200, por consulta. Os valores eram revertidos para uma empresa particular, que abrigava o aparelho, com o nome de Instituto Vita (da qual o professor é sócio), e uma outra, conhecida como Quality of Life, da qual é proprietário, junto com sua esposa.

Na sindicância aberta para apurar o fato, Herbert Lancha justificou que o local onde era acondicionado o aparelho na universidade não era adequado para a instalação. Contrariado por alunos e professores do curso, chegou a afastar as pessoas que questionavam sua atitude em relação ao equipamento.

[Legenda de foto: Equipamento foi adquirido através de recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e doada a USP, mas nunca instalada nas dependências da universidade]