Notícia

Jornal Joseense News

Professor da Univap tem bolsa aprovada na Universidade de Harvard financiada pela Fapesp

Publicado em 10 junho 2016

O Prof. Dr. Anderson de Oliveira Lobo, da FEAU (Faculdade de Engenharia, Arquitetura e Urbanismo) e IP&D (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento) da Univap teve uma bolsa aprovada pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), na modalidade de “Bolsa de Pesquisa no Exterior”.

Com o auxílio, o professor/pesquisador irá desenvolver um projeto de pesquisa na Universidade de Harvard e no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) ambos nos Estados Unidos. O trabalho intitulado ‘Eletrofiação de novos nanobiomateriais funcionais à base de peptídeos e polímeros bottlebrush para engenharia tecidual’ irá vigorar pelo período de 1º de julho de 2016 a 31 de março de 2017.

O estudo visa desenvolver um novo nanobiomaterial tridimensional com propriedades biomiméticas que melhorem a regeneração do tecido ósseo e reduza o processo de inflamação. Espera-se que este novo nanomaterial possa: acelerar a regeneração de tecido ósseo, recrute células tronco, reduza o risco de contaminação bacteriana e seja suficientemente de baixo custo para ser transferida a tecnologia para aplicações clínicas na medicina regenerativa.

Além disso, com o estabelecimento desta proposta de estágio do proponente no exterior, espera-se que possa auxiliar na criação de uma nova linha de pesquisa na Univap, buscando a produção de novos materiais biomiméticos com base nos novos nanomateriais à base de peptídeos tridimensionais que se pretende desenvolver a partir desta proposta. Por último, pretende-se envolver alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado dos programas de graduação e pós-graduação em química e engenharia química.