SÃO PAULO, São Paulo - O artista plástico José Spaniol, professor do Instituto de Artes (IA) da Universidade Estadual Paulista (Unesp), ergueu uma escultura de 7 metros de altura em meio à vegetação do Parque Burle Marx, na Zona Sul da capital paulista.
A obra O Descanso da Sala foi apresentada no sábado (17/09) e é feita de ferro e aço, buscando retratar um quarto ou uma sala de ponta-cabeça sobre um espelho d"água. A ação é parte do projeto Arte na Cidade da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Já realizada em diferentes materiais e escalas, a obra que integra uma séria de Spaniol, encontra no espaço do parque os elementos ideais para incitar a discussão do lugar da intimidade, conforme pensamento do artista.
"Um ponto de vista improvável surge quando observamos os elementos invertidos. Somente quando olhamos para a imagem refletida na água é que a sala volta a colocar-se na sua posição habitual, embora flutuando contra o céu, longe de seu cotidiano", disse o professor do IA.
De acordo com a Unesp, a instalação busca subverter a expectativa do visitante operando dois níveis de deslocamento: o da sala, ambiente privado que é transportado para o meio do espaço público; e aquele do observador, que se aproxima da obra e se inclina sobre a água para observar a improvável sala, mirando também o céu.
A exposição da obra vai até setembro de 2013. O Parque Burle Marx fica na Avenida Dona Helena Pereira de Moraes, 200, no Panamby, região do Morumbi, Zona Sul de São Paulo. A entrada é gratuita, e o estacionamento custa R$ 6 de segunda à sexta e R$ 8 nos fins de semana. O parque funciona todos os dias, das 7 às 19 horas.
Fonte: Agência FAPESP