Da autoria de Ítalo Moreira (PSC), o Decreto Legislativo nº 1.866 concede a Comenda de Mérito em Educação ao professor Steven Frederick Durrant
Professor Steven Durrant, da Unesp Sorocaba: mérito em educaçãoIncluído na lista dos 2% mais influentes cientistas do mundo, elaborada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, o pesquisador Steven Frederick Durrant, doutor em Física e professor da Unesp em Sorocaba, será agraciado com a Comenda de Mérito em Educação pela Câmara Municipal de Sorocaba, por dedicar sua vida ao magistério, prestando relevantes serviços ao Município. O Decreto Legislativo nº 1.866, de 16 de julho de 2021, de autoria do vereador Ítalo Moreira (PSC), que confere a comenda, foi publicado no Jornal do Município, na segunda-feira, 26.
Na justificativa do decreto, o vereador Ítalo Moreira explica que o professor Steven Frederick Durrant está na lista de 2% dos cientistas mais influentes do mundo, considerando toda a carreira, o que inclui somente 600 cientistas atuantes no Brasil. A lista foi feita por meio de uma das mais conceituadas bases de publicação de artigos científicos do mundo e os pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, restringiram os quase 7 milhões de pesquisadores que publicaram pelo menos cinco artigos para os 100 mil que causaram mais impacto com suas publicações. Entre eles, estão dois pesquisadores da Unesp em Sorocaba – além de Durrant, o Prof. Dr. Leonardo Fernandes Fraceto, homenageado por João Donizeti Silvestre (PSDB).
Carreira em Física – Formado em Física pela Universidade de Birmingham, na Inglaterra, em 1981, Durrant possui mestrado em Física Médica (1986) e doutorado em Espectrometria de Massa pela Universidade de Surrey (1989), na Inglaterra. Completou vários estágios de pós-doutorado, incluindo um estágio na Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, e no Laboratório de Processos de Plasma do Instituto de Física GlebWataghin da Universidade Estadual de Campinas.
Ítalo Moreira, autor da homenagemDe nacionalidade britânica, o professor Steven Frederick Durrant veio para o Brasil há mais de 30 anos e, desde 2004, reside em Sorocaba, onde é docente do Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Recebeu o título de Livre Docência em Ciência e Tecnologia de Filmes Finos pela Unesp em 2010. Atualmente é professor associado no Laboratório de Plasmas Tecnológicos.
Pesquisas de destaque – O vereador Ítalo Moreira destaca, na justificativa do decreto, que o professor Steven Durrant conduziu pesquisas empregando espectrometria de massa para a análise elementar dos mais variados materiais, como rochas, solos, leite e plantas. Nas últimas décadas trabalhou principalmente com deposição a vapor químico assistido por plasma, para a fabricação de películas de espessuras nanométricas. Esses filmes são examinados por diversas técnicas, tais como microscopia de força atômica e espectroscopia no infravermelho. As películas possuem diversas aplicações como, por exemplo, camadas decorativas, dispositivos ópticos ou eletrônicos, e camadas hidrofóbicas.
Com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, Durrant publicou aproximadamente 120 artigos em revistas científicas indexadas e orientou onze dissertações de mestrado e três teses de doutorado. Atualmente orienta oito discentes de mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Materiais (Posmat) e leciona disciplinas sobre Materiais no Posmat e de Matemática no curso de graduação em Engenharia de Controle e Automação.