O professor de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Tiago Wilson Patriarca Mineo é um dos 15 colaboradores em uma pesquisa sobre mecanismos de imunidade contra leishmaniose. O estudo teve início em 2007 na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto e foi idealizado pelo professor de Microbiologia Dario Zamboni e pelo doutorando Djalma Souza Lima Junior.
A pesquisa foi concluída neste ano, pois os idealizadores fizeram centenas de testes em camundongos para aprimorar os dados, com o intuito de levar as informações a revistas científicas de relevância.
De acordo com Mineo, a pesquisa revela como o inflamassoma, um conjunto de proteínas produzido pelo sistema imunológico humano, ajuda a controlar a infecção da leishmaniose. “O inflamassoma é um componente de uma célula que é ativado quando há perigo, como quando o protozoário leshimania se multiplica dentro de uma célula e a rompe, acontecendo a ativação”, disse. Segundo o professor, a classificação desse grupo de proteínas ocorreu há dez anos.
O estudo com a participação de Mineo, consumado em artigo, foi publicado no site da revista científica norte-americana “Nature Medicine” no dia 9 deste mês. A versão impressa do material será divulgada em julho. “Fico feliz em ter participado, e, pensando na UFU, seria interessante se tivéssemos trabalhos daqui também divulgados”, afirmou. A revista norte-americana tem grande relevância para cientistas.
IDEALIZADOR ESPERA QUE PESQUISA AJUDE EM TRATAMENTOS
À revista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o professor de Microbiologia Dario Zamboni, idealizador do estudo sobre o mecanismo de imunidade contra leishmaniose, disse esperar que a pesquisa possa contribuir com possíveis tratamentos da doença, mesmo sendo um objetivo distante.
“Entender a leishmaniose, assim como os mecanismos de resistência, é fundamental para se desenvolverem uma terapia racional e vacinas contra essa doença”, afirmou.
Saiba Mais
PESQUISA SOBRE A LEISHMANIOSE
O QUE É
Pesquisa sobre mecanismos de imunidade contra a doença
PARTICIPAÇÕES
15 colaboradores, entre eles o professor de Imunologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Tiago Wilson Patriarca Mineo
DATA DE INÍCIO DO ESTUDO
Teve início em 2007 na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto
IDEALIZAÇÃO
Do professor de Microbiologia Dario Zamboni e do doutorando Djalma Souza Lima Junior
PUBLICAÇÃO DO ESTUDO
No site da revista científica norte-americana “Nature Medicine”