Notícia

Universia Brasil

Professor da UFMG recebe prêmio internacional

Publicado em 28 setembro 2006

Por FAPESP

A Sociedade Norte-Americana de Especialistas em Retina (ASRS) concedeu ao professor Márcio Bittar Nehemy, da Faculdade de Medicina e do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais, o Senior Honor Award.
O prêmio internacional reconhece a relevância e o volume do trabalho de pesquisadores para a difusão do conhecimento científico da especialidade em todo o mundo. Nos últimos cinco anos a equipe da UFMG liderada por Nehemy apresentou 21 trabalhos em encontros da ASRS.
A premiação ocorreu durante congresso realizado em Cannes, na França, de 9 a 13 de setembro. Nehemy apresentou três trabalhos no congresso. Num deles discutiu técnica inédita para tratamento de descolamento de retina de alta complexidade na mesma cirurgia em que também se faz o tratamento da catarata com o implante de lente intra-ocular.
Uma das principais causas de perda da visão em todo o mundo, o descolamento de retina grave acomete cerca de 1% dos pacientes submetidos a cirurgia de catarata, além de vítimas de acidentes com trauma ocular e pessoas com doenças como o diabetes.
As pesquisas realizadas pelo grupo da UFMG destacaram a eficiência dos implantes no tratamento do problema. "Em 92% dos 63 casos estudados os pacientes recuperaram a visão graças à lente implantada", disse Nehemy, em comunicado da universidade.
O segundo trabalho da equipe apresentado na França descreveu uma técnica para retirada completa de óleo de silicone, usado em outro tratamento de descolamento de retina grave. O terceiro trabalho propôs novos tratamentos para pacientes com pressão baixa nos olhos, a partir de estudos de ultra-som.