Notícia

Agência C&T (MCTI)

Professor da PUC/RS ganha Prêmio José Reis

Publicado em 26 junho 2007

Jeter Jorge Bertoletti, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS),  é o vencedor da 27ª edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica, concedido pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência de fomento à pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT).

O prêmio deste ano foi atribuído à categoria Divulgação Científica, voltado a pesquisadores ou escritores que tenham se destacado expressivamente como divulgadores. De acordo com o CNPq, o prêmio é "destinado àqueles que contribuam significativamente para tornar a ciência, a tecnologia, a pesquisa e a inovação conhecidas do grande público".

Diretor e fundador do Museu de Ciências e Tecnologia da PUC/RS, Bertoletti receberá o prêmio — que consiste em diploma e valor equivalente a US$ 4,5 mil — na abertura da Reunião Anual da SBPC, no dia 8 de julho.

Idealizado por Bertoletti e inaugurado em julho de 1967, o museu foi transferido para prédio próprio, no campus da PUC-RS, em Porto Alegre, em novembro de 1994. A área de exposições atual, que segue uma linha diferenciada de ensino, baseada na interatividade, foi inaugurada em 14 de dezembro de 1998.

Com cinco pavimentos e dois mezaninos, o museu conta com uma área de 20 mil metros quadrados, na qual se situam espaços para o acervo científico e didático, exposições, feiras de ciências, modernos laboratórios de pesquisa e de formação e capacitação de professores, oficinas e administração.

Segundo Bertoletti, os museu e centros de ciências promovem a melhoria do ensino e da formação de professores ao mesmo tempo em que divulgam o conhecimento científico para a comunidade. "Esse processo de alfabetização científica da população é promovido pelo diálogo, pela interatividade e pela apresentação de novas experiências", disse.

De acordo com o professor, a melhoria dos serviços de educação, difusão e infra-estrutura dos centros e museus pode beneficiar a sociedade. "Povo educado científica e tecnologicamente é povo esclarecido, capaz de enfrentar barreiras e competir com nações mais evoluídas", destacou.

Bertoletti também é coordenador do Projeto Museu Itinerante (Promusit), que promove intercâmbio e percorre os municípios gaúchos para promover a popularização da ciência e da tecnologia nas escolas e comunidades em geral.

(As informações são da Agência Fapesp)