Carlos Ferreira dos Santos, professor associado do Departamento de Ciências Biológicas da Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) da Universidade de São Paulo (USP), foi convidado pelo professor Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), para ser um dos três coordenadores da sub-área de odontologia dentro do Comitê da Saúde na Fapesp.
Para cada grande área do conhecimento, a diretoria científica mantém uma comissão de reconhecidos especialistas com a responsabilidade de coordenar o processo de análise de mérito das solicitações submetidas à Fapesp. Na instituição, as coordenações de área são as seguintes: ciências da saúde, biologia, ciências agrárias e veterinárias, engenharia, física, astronomia, química, geociências, matemática e computação, arquitetura e urbanismo, ciências humanas e sociais, e inovação tecnológica.
Os coordenadores exercem uma função de confiança do diretor científico e como tal são escolhidos após amplo processo de consulta às lideranças acadêmicas de cada área. As coordenações de área se reúnem uma vez por semana. Para o diretor da FOB/USP, Luiz Fernando Pegoraro, a conquista desse cargo é resultado da dedicação à pesquisa e ao ensino, fruto do trabalho que o professor Santos tem desenvolvido com competência e confiabilidade na FOB/USP.
O professor Santos informa que iniciará suas atividades na Fapesp a partir do dia 26. Para o professor, a importância de estar neste Comitê é que ganhará experiência para conseguir orientar as candidaturas dos professores, pesquisadores e alunos da FOB que pretenderem solicitar recursos da Fapesp. "Ou seja, toda experiência dentro do Comitê vai possibilitar entender melhor como funciona o mecanismo de julgamento da Fapesp, inclusive de decisões. Acredito que poderei ajudar muito a comunidade universitária do câmpus de Bauru da USP, para que tenhamos êxito nos nossos pedidos junto a este importante órgão de fomento".
Dentre as diversas atribuições, o trabalho consiste em dar pareceres, auxiliando os demais membros do Comitê em tarefas relacionadas a julgamentos de propostas, projetos de pesquisas, pedidos de bolsas, participação em eventos no exterior, enfim, todas as modalidades de auxílio que a Fapesp disponibiliza aos interessados.
Da Redação