Notícia

BOL

Professor cria site para tirar dúvidas sobre redação científica

Publicado em 10 junho 2014

Elton Alisson
Da Agência Fapesp

O professor Gilson Volpato, do Departamento de Fisiologia do Instituto de Biociências da Unesp (Universidade Estadual Paulista), campus de Botucatu, lançou um site para tirar dúvidas relacionadas à redação científica de estudantes, professores de graduação e pós-graduação e pesquisadores. O serviço é gratuito.

 

Batizado de Clube SOS Ciência, o site foi lançado experimentalmente em setembro de 2013 e já reúne 1.352 associados.

 

"O objetivo do site é ajudar a sanar dúvidas sobre redação científica de estudantes de graduação e pós-graduação para as quais eles não encontraram resposta satisfatória ou não têm para quem perguntar diretamente", disse Volpato.

 

Para enviar perguntas, os interessados devem preencher um cadastro indicando sua área, estágio de desenvolvimento na atividade científica (iniciação científica, mestrado, doutorado ou pós-doutorado), tipo de instituição a que está vinculado (pública ou privada) e em qual cidade e Estado reside.

 

As perguntas são publicadas no site, mantendo o anonimato de quem as enviou. As respostas e os comentários também são publicados.

 

"A ideia é criar um banco de perguntas e respostas para ser disponibilizado a todos os usuários do site", afirmou Volpato. "Até agora já recebi 281 perguntas, que são respondidas de forma mais aprofundada e fundamentada possível."

 

Cursos online

Segundo Volpato, além de enviar perguntas, os usuários cadastrados no site também podem assistir a palestras, ministradas regularmente pelo pesquisador em diferentes regiões do país, e participar de cursos online sobre redação científica.

 

Atualmente, as palestras são gravadas e exibidas no site seguindo uma programação fixa de dias e horários durante a semana e, eventualmente, são reprisadas.

A meta do pesquisador é exibir uma palestra por dia, com temas diferentes, que podem ser sugeridos pelos próprios usuários do site.

 

"No momento, estamos gravando e exibindo duas palestras por semana, durante um dia inteiro. Mas, nos próximos meses, já devemos gravar e exibir uma palestra diferente por dia", disse Volpato.

 

Além dos vídeos, os usuários também têm acesso aos slides das palestras proferidas pelo pesquisador no site em arquivo PDF e podem receber indicações de links de notícias e de textos relacionados à produção de ciência e redação científica indicados por ele e por outros usuários.

 

"Há uma carência muito grande de professores de redação científica no Brasil e o intuito do site é ajudar a preencher essa lacuna e auxiliar as pessoas a fazer e a publicar ciência de bom nível", afirmou Volpato.

 

O pesquisador é autor do Dicionário crítico para redação científica e dos livros Método lógico para a redação científica, Bases teóricas da redação científica, Publicação científica, Administração da vida científica, Pérolas da redação científica, Dicas para redação científica, Ciência: da filosofia à publicação e Estatística sem dor!.

Leia mais em: http://zip.net/bknDH7