Notícia

Jornal O Imparcial

Professor, aluna especial e ex-estudante de Biotecnologia da Uniara lançam o LIF BR Forum

Publicado em 14 maio 2021

Hernane da Silva Barud conta que intenção é aproximar os LIFs

Na última semana, o professor, a aluna especial de doutorado e o ex-estudante também de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal – PPGB-MRQM da Universidade de Araraquara – Uniara, Hernane da Silva Barud, Lisane Valdo e Henrique Croisfelts, que fazem parte do projeto “Leaders in Innovation Fellowships – LIF” no Brasil, respectivamente como coordenador, líder e gerenciador, lançaram oficialmente o “LIF BR Forum” – www.lifbrazil.com.

“A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP financia pesquisadores para fazerem treinamento na Royal Academy of Engineering, no Reino Unido, para capacitá-los no LIF. Coordenadores de projetos da FAPESP, como a Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas – PIPE, são selecionados e, antes da pandemia, eram levados a Londres para esse treinamento de duas semanas, que envolvia a capacitação para a área de empreendedorismo”, contextualiza Barud.

Ele conta que, a partir disso, a ideia foi fazer o fórum “para aproximar todos os LIFs que estiveram em treinamento em Londres”. “As atividades do ‘LIF BR Forum’ já começaram. A princípio, o evento será todo virtual, e é muito interessante porque é algo internacional. Agora, as pessoas podem se inscrever e participar ativamente no Fórum de maneira gratuita”, destaca.

Lisane recorda-se que conheceu Barud durante o programa, em 2015. “Eles escolhem os maiores líderes em inovação do Brasil, e ficamos duas semanas em Londres fazendo o treinamento. No final, é feito um tipo de concurso, que conta com um pitch e, naquele ano, fiquei em primeiro lugar. A partir daí, comecei a desenvolver, com mais proximidade, uma série de projetos junto com a Royal Academy, e o que ganhamos recentemente, com duração de seis meses, foi o único escolhido da América Latina. Seu objetivo é unir a comunidade brasileira de líderes em inovação que já fizeram parte desse programa, e desenvolver e fornecer uma rede de ajuda por meio do fórum, nos quais esses líderes poderão colocar suas perguntas e eles mesmos, dentro da comunidade, irão responde-las”, finaliza.

Informações sobre o PPGB-MRQM da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg, pelo telefone (16) 3301-7348 ou pelo e-mail secpgbio@uniara.com.br. Detalhes sobre o “LIF BR Forum” e o “LIF” estão disponíveis, respectivamente, nos links https://bit.ly/3guhu6u e https://bit.ly/3xcI5uD.

Post Views: 7