Notícia

Revista do Meio Ambiente

Professor Aldo Rebouças é homenageado no Prêmio FCW de Ciência e Cultura

Publicado em 01 agosto 2007

Realizado no dia 4 de junho de 2007, o Prêmio FCW de Ciência e Cultura, da Fundação Conrado Wessel, homenageou algumas personalidades de maior destaque em suas ditas de atuação. A premiação acorrida na Sala São Paulo, na Estação Júlio Prestes, em São Paulo, SP, e contou com a presença de cerca de 900 pessoas. Os escolhidos foram selecionados a partir de

uma análise de aproximadamente 100 currículos indicados por entidades de ensino e pesquisa de todo o Brasil. Cada um recebeu R$ 100 mil - líquidos e livres de impostos - totalizando R$ 600 mil, o que representa uma das maiores premiações brasileiras nas áreas de Ciência e Literatura.

Este ano, um dos homenageados foi o Professor Dr. Aldo da Cunha Rebouças, premiado na categoria "Ciência Aplicada à Água". Rebouças é livre-docente no Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo e professor aposentado da USP. Especialista em gestão de recursos hídricos, grande entusiasta e incentivador das águas subterrâneas no Brasil, é considerado urna das maiores autoridades no assunto. Essa foi mais urna homenagem que Rebouças recebeu ao longo de sua carreira — ele esteve presente no evento, ao lado da família, e agradeceu ao reconhecimento feito a ele e dedicou o prêmio à esposa.

A comissão julgadora da edição 2007 da premiação foi composta por representantes da Academia Brasileira de Ciências; Academia Brasileira de Leiras; Comando Geral de Tecnologia Aeroespacial; CNPq — Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; Capes — Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Fapesp — Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo; e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, além de representantes dos Ministérios da Agricultura, Ciência e Tecnologia, Cultura, Educação, Meio Ambiente, Saúde, do Comando da Marinha do Brasil e da Secretaria de Aqüicultura e Pesca.

O Prêmio FCW de Ciência e Cultura l instituído em 2003, e desde então já homenageou alguns dos maiores nomes brasileiros em suas respectivas áreas de atuação. Em "Ciência Aplicada à Água" foram agraciados, nas últimas edições, José Galizia Tundisi, Dieter Cari Ernst Heino Muehe e o Almirante Alberto dos Santos Franco.

A Fundação Conrado Wessel nasceu em maio de 1994, de acordo com o testamento de Ubaldo Conrado Augusto Wessel, cujo desejo era criar uma entidade voltada para a filantropia e para o fomento e apoio às atividades culturais, artísticas e científicas no Brasil. Com recursos vindos dos rendimentos do patrimônio legado por Wessel, e ampliado sob a gestão da diretoria executiva e supervisão do Conselho Curador, a FCW corno é chamada, além dessa premiação anual, apóia o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Aldeias Infantis SOS Brasil, Promoção Social do Exército da Salvação, Colégio Benjamin Constant, Hospital do Câncer e uma instituição de ajuda a crianças carentes escolhida pela diretoria executiva.