Notícia

Famema

Profª Lucieni Conterno tem projeto de pesquisa aprovado pela Fapesp

Publicado em 30 maio 2007

A docente da disciplina de Infectologia da Faculdade de Medicina de Marília (Famema) Lucieni Conterno teve projeto de pesquisa na área de Controle das Infecções Hospitalares aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
O título do projeto é "Revisão sistemática das intervenções dirigidas aos profissionais da saúde visando melhorar a aderência às recomendações de controle das infecções relacionadas ao uso de dispositivos invasivos em hospitais de pacientes agudos".
"O projeto é de grande importância prática, pois a maioria das infecções hospitalares está relacionada ao uso de dispositivos como sonda vesical de demora, catéter vascular e a assistência ventilatória. Apesar de existirem guias e protocolos para o controle destas infecções, os profissionais da Saúde têm muitas dificuldades em seguí-los", disse.
De acordo com a Profª Lucieni, os resultados das pesquisas realizadas mostraram claramente que é necessário identificar as estratégias mais eficazes para se enfrentar o problema, que atinge todos os hospitais.
Para estudar estes aspectos a professora registrou o protocolo de Revisão Sistemática junto à Colaboração Cochrane. Ela contará com a participação do pesquisador canadense Alain Mayheu e do brasileiro Crésio Romeu Pereira. "Ter recebido ajuda financeira da Fapesp será fundamental para prover a infra-estrutura mínima ao desenvolvimento deste projeto de pesquisa", concluiu.