Notícia

Balde Branco online

Prof. Zequinha está entre os cientistas mais influentes do mundo

Publicado em 11 dezembro 2020

Por Erick Henrique

Trabalho de José Luiz Moraes Vasconcelos, mentor do GERAR, é reconhecido pela Universidade de Stanford

Em um ano em que todos buscam respostas na ciência, a Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, publicou um ranking no qual indica os 100 mil cientistas mais influentes do mundo, em todos os campos, até 2019. Desse total, 600 são brasileiros.

O grupo que conduziu a lista levou em consideração dois fatores – o impacto do pesquisador ao longo de sua carreira e os impactos de sua atuação. Nesse grupo de brasileiros, estão especialistas de diversas universidades e de instituições de pesquisa: Embrapa, INPE, Fapesp etc.

Dentre os cientistas classificados, encontra-se o médico-veterinário José Luiz Moraes Vasconcelos, da UNESP/Botucatu. Conhecido como Professor Zequinha, é parceiro da Zoetis, há muitos anos. Criador do GERAR (Grupo Especializado em Reprodução Aplicada ao Rebanho), em 2006, é o responsável pela análise dos dados reprodutivos coletados pelos técnicos nas propriedades de todo o Brasil. “Ele foi um dos pioneiros a trazer a IATF para o País como uma das técnicas revolucionárias da pecuária. Não à toa, o GERAR hoje é o maior banco de informações sobre reprodução bovina aqui. Isso é fruto do trabalho contínuo de técnicos qualificados e da análise do professor. Para nós, esse é o justo reconhecimento de alguém que tem como propósito de vida a educação e a promoção da eficiência reprodutiva em bovinos”, diz Ocilon Sá Filho, Gerente Técnico da Zoetis.

“Fiquei muito feliz com esse reconhecimento da comunidade científica, que não é apenas meu, mas de um grupo de pessoas. Tudo o que foi realizado contou com a contribuição direta de alunos de graduação e de pós-graduação, além das felizes parcerias com professores de universidades americanas, como o curso Novos Enfoques na Produção e Reprodução de Bovinos. Para mim, o mais importante é saber que esse trabalho permitiu maior entendimento a respeito dos fatores que influenciam um sistema de produção e, consequentemente, maior produtividade no campo. Valeu a pena o esforço”, comemora o Professor Zequinha.

Fonte: Assessoria de comunicação da Zoetis

 

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Sucesso no Campo