Notícia

Jornal da Cidade (Atibaia, SP) online

Prof. Rodrigo propôs moção de congratulações para secretário de Estado

Publicado em 27 agosto 2013

O vereador Prof. Rodrigo Parras apresentou na sessão de segunda-feira, dia 19, moção de congratulações ao secretário estadual de Educação, Prof. Herman Jacobus Cornelis Voorwald, pelos relevantes serviços prestados ao município de Atibaia. A proposta foi aprovada pelo plenário.

O Prof. Herman assumiu a Secretaria de Educação em janeiro de 2010. Antes disto, foi reitor da Unesp (Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho) em 2009. Foi também professor titular do Departamento de Materiais e Tecnologia da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá (FEG) da Unesp, trabalho iniciado em 1996. Foi vice-reitor e assessor-chefe de Planejamento e Orçamento da Unesp no quadriênio 2005-2009.

O homenageado é membro do Conselho Superior da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e da Associação Brasileira de Ciências Mecânicas. Graduou-se em engenharia mecânica pela Unesp em 1979 e obteve o grau de mestre na área pelo ITA em 1983. É doutor em engenharia mecânica na Unicamp (1988). Em 1989, realizou pesquisas de pós-doutorado no Laboratorium Soete voor weerstand van materialen en lastechniek , na Universidade de Gent, na Bélgica.

“São incontáveis as ações que o secretário tem feito em todo o Estado, beneficiando muitos municípios, mas não podemos deixar de destacar três ações tomadas por Herman somente neste ano de 2013, motivo pelo qual faz jus à presente moção de congratulações”, explicou o Prof. Rodrigo.

A primeira delas é a implantação do programa de reforma e ampliação de escolas estaduais localizadas em Atibaia, como EE. Profª Aracy Bueno, Circe Teixeira, Edinaldo Apdo Salles, João Evangelista Mariano Costa e EE. Profª Maria Cecília Teixeira Pinto, entre outras ações já concluídas em outras escolas, como EE. Prof. Constantino Simões Lima, Profª Fúlvia Maria Apda Cancherine.

A segunda delas é a inclusão da Escola Estadual Major Juvenal Alvim no programa Ensino Integral. Nesse novo modelo de escola de tempo integral, a jornada é de oito horas e meia no Ensino Fundamental e de nove horas e meia no ensino médio, incluindo três refeições diárias.

A última razão e a mais recente razão para a homenagem é fato ocorrido em julho de 2013: a liberação de verba para a construção de três creches escolas para o município. Tal iniciativa vem para somar com uma creche escola já liberada no inicio do ano, totalizando 4 creches que contribuirão para a redução da lista de espera de crianças.

Câmara Municipal de Atibaia