UNISANTA - O coordenador de Internacionalização e docente da Universidade Santa Cecília (Unisanta), Prof. Daniel Siquieroli Vilas Boas, integra um dos 36 grupos convidados a participar do Programa Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS). A iniciativa é do Ministério da Saúde (MS), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP).
Entre os cinco eixos de pesquisa selecionados e que serão financiados, estão estudos sobre a redução da morbi-mortalidade por doenças e agravos não transmissíveis e o impacto da exposição a agentes físicos, químicos e biológicos na saúde da população. Esse eixo trata de assuntos abordados no doutorado do Prof. Siqueiroli, realizado na Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo.
A pesquisa é realizada em parceria entre a Unisanta, a USP e Hospital AC Camargo e tem como objetivos: o desenvolvimento de modelos de vigilância de agravos a saúde decorrentes de exposição a poluentes ambientais, contaminantes e resíduos atmosféricos; avaliação da sensibilização a agentes ambientais no desenvolvimento de doenças alérgicas e alterações genéticas na população; as estratégias de promoção e proteção da saúde relacionadas à geração e descarte de resíduos e exposição a poluentes e contaminantes ambientais.
Além do docente da Unisanta, participam do estudo o Dr. Paulo Hilário Nascimento Saldiva, USP; Dra Mônica Valéria Marquezini, USP; Dra Monique Matsuda, USP e a Dra Dirce Carraro, AC Camargo.
Graduação
De acordo com Siquieroli, os estudantes da Unisanta também são beneficiados com o projeto. Dois Trabalhos de Conclusão de Curso de Ciências Biológicas foram desenvolvidos a partir da pesquisa e sob orientação do docente. Os trabalhos foram publicados na Revista Ceciliana, sendo um deles eleito o melhor trabalho publicado no Congresso Brasileiro de Iniciação Científica (COBRIC) e classificado entre os dez melhores do Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC). Posteriormente, outros alunos poderão ser incluídos no projeto, na elaboração de publicações internacionais em parceria entre as instituições.
POR: ASSECOM/UNISANTA