Notícia

Planeta Universitário

Produtividade Agrícola Sustentável e Arte Circense são os temas do prêmio Bunge

Publicado em 08 abril 2014

Universidades e entidades culturais e científicas brasileiras podem indicar, até 30 de maio, seus candidatos ao Prêmio Fundação Bunge 2014, que este ano elegeu as áreas de Ciências Agrárias e Artes como foco da premiação. Serão contemplados os melhores trabalhos relacionados aos temas “Produtividade Agrícola Sustentável” e “Arte Circense”. Há duas categorias para cada tema: “Vida e Obra” e “Juventude”. Os premiados na categoria “Vida e Obra” receberão diploma, medalha e R$ 135 mil pelas pesquisas já consolidadas que tenham alcançado projeção em sua área. A categoria “Juventude” reconhecerá trabalhos de jovens com até 35 anos e concederá, além do diploma e da medalha, R$ 50 mil.

 

Uma comissão técnica composta por cinco membros de cada área de premiação selecionará os profissionais na categoria “Vida e Obra”, indicando-os para a decisão final de um Grande Júri, formado por cerca de 50 membros, entre reitores de universidades e presidentes de entidades científicas e culturais. No caso dos jovens talentos, a comissão técnica escolhe diretamente os contemplados.

 

“Os novos processos de produção precisam levar em consideração não só a produtividade, mas também a conservação do meio ambiente”, afirmou Adalberto Luis Val, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e conselheiro da Fundação Bunge, sobre a escolha do tema da área de Ciências Agrárias.

 

Para a artista plástica Maria Bonomi, que também é conselheira da Fundação Bunge, o tema “Artes Circenses” é uma importante escolha, pois engloba outras artes, como atuação e dança. “Reúne profissionais de diferentes características. É uma arte experimental”, disse.

 

O resultado será anunciado em 25 de julho. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 22 de setembro, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. No dia seguinte, a FAPESP realizará um seminário internacional sobre produtividade agrícola sustentável, em parceria com a Fundação Bunge.

 

Mais informações www.fundacaobunge.org.br/projetos/premio-fundacao-bunge

 

Agência FAPESP