Notícia

SEGS Portal Nacional de Seguros & Saúde

Produção musical francesa durante a guerra é tema de livro

Publicado em 29 abril 2013

São Paulo, abril de 2013 – O exemplar “Obras de Guerra - A produção musical francesa durante os anos da Primeira Guerra Mundial” será lançado ao público no dia 24 de maio, às 19h, na Livraria da Vila, em São Paulo, e contará com a presença da autora Danieli Verônica Longo Benedetti.

O livro de Danieli Benedetti, professora do curso de graduação de Música da Universidade Cruzeiro do Sul é resultado de uma adaptação de sua tese de doutorado e dos oito anos vividos na França, onde estudou na École Normale de Musique em Paris e no Conservatoire National de Strasbourg.

A obra apresenta aos leitores uma reflexão sobre a música em um momento delicado na Europa. “A publicação pretende aprofundar o momento histórico vivido pelos compositores franceses dentro da problemática europeia dos anos da Grande Guerra e a influência dessa realidade na produção musical do período, tendo como foco principal a suíte para piano solo Le Tombeau de Couperin do compositor francês Maurice Ravel”, conta a autora. Anexo ao livro encontra-se o registro sonoro sob a interpretação da autora que também pianista e pesquisadora.

O livro reconstitui todo o meio político e cultural que abrange desde a proclamação da Terceira República Francesa em 1871 até o fim da Primeira Guerra Mundial em 1918, além de representar a síntese de dois séculos de música.

Serviço: Lançamento do livro: Obras de Guerra - A produção musical francesa durante os anos da Primeira Guerra Mundial

Editora Annablume em coedição com a FAPESP, 242p.; 14x21cm.

Data: 24 de maio, às 19h

Local: Livraria da Vila

Endereço: Alameda Lorena, 1731, Jardim Paulista, São Paulo

Tel. (11) 3062-1063

Sobre Danieli Verônica Longo Benedetti – É Professora de Graduação do curso de Música da Universidade Cruzeiro do Sul. Doutora e Mestre pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Estudiosa da música francesa do início do século XX, suas pesquisas, ambas amparadas pela FAPESP, tratam da influência do contexto histórico nas obras pianísticas dos compositores Claude Debussy e Maurice Ravel. É Bacharel em Música, com habilitação em instrumento (piano), pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). É diplomada pela École Normale de Musique de Paris e pelo Conservatoire Nacional de Strasbourg na França em alta interpretação pianística. Realiza atualmente intensa atividade como camerista e solista apresentando-se no Brasil, França, Itália e Hungria.

Há mais de 40 anos atuando no ensino superior, a Universidade Cruzeiro do Sul conta com 16 mil alunos, 400 funcionários e 515 professores distribuídos pelos campi Anália Franco, Liberdade, São Miguel e Pinheiros. É reconhecida por sua forte atuação na área social e pela metodologia institucional Aprender na Prática, que permeia todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão. Integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, também formado pelo Centro Universitário Módulo, Centro Universitário do Distrito Federal e Universidade Cidade de São Paulo que tem como meta a excelência acadêmica de seus cursos, comprovada pelos indicadores oficiais. Visite: www.cruzeirodosul.edu.br