O Instituto Butantan deu início à produção das vacinas contra a dengue antes de obter a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A solicitação para o registro da vacina em dose única foi enviada à Anvisa em dezembro de 2024.
Processo de Aprovação da Vacina
O Butantan apresentou o último conjunto de documentos necessários para a aprovação da vacina, chamada “Butantan DV”, em dezembro do ano anterior. Se aprovada, a expectativa é disponibilizar 1 milhão de doses ainda em 2024, com mais 100 milhões até 2027.
Submissão Contínua à Anvisa
Em comunicado emitido nesta terça-feira (21), a Anvisa esclareceu que o “procedimento de submissão contínua” foi implementado durante a pandemia de Covid-19, permitindo que o laboratório apresente dados e documentos em etapas, conforme o progresso das pesquisas e desenvolvimentos.
O Instituto Butantan enfatizou que o prazo para análise desses documentos pela Anvisa costuma ser de cerca de 90 dias, contando a partir da data de envio. Essa iniciativa tem como objetivo acelerar o processo de aprovação e disponibilização da vacina para a população, contribuindo assim no combate à dengue.