Notícia

Página Rural

Produção de uva e vinho no Estado de São Paulo é tema de chat no blog da SAA

Publicado em 27 outubro 2009

Acompanhe amanhã (28), a partir das 14 horas, os pesquisadores Adriana Verdi e José Luiz Hernandes, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, que vão falar ao vivo no blog da Pasta - www.agriculturasp.blogspot.com - sobre os projetos para desenvolvimento do plantio de uva e produção de vinho no Estado de São Paulo.

Também participarão no chat especialistas da Secretaria na área de mudas e sementes da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati). Durante toda a próxima semana, esse setor será o foco de discussões do blog.

A pesquisadora Adriana Verdi, do Instituto de Economia Agrícola (IEA), desenvolve o projeto Pró-Vinho, que está em sua segunda fase, com duração de dois anos. Ela vai relatar o resultado de pesquisa feita junto aos produtores de uva e de vinho dos municípios de Jundiaí, Jarinu, São Roque e São Miguel Arcanjo.

O Pró-Vinho tem o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) reúne instituições da Secretaria, mais a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), os sindicatos do Vinho de São Roque e de Jundiaí, a Associação Nacional dos Envasadores e a Federação das Indústrias do Estado (Fiesp). Estão envolvidos 29 pesquisadores dos Institutos da Apta e da Unicamp, bem como técnicos de casas de agricultura e prefeituras, entre outras entidades.

O pesquisador José Luiz Hernandes é do Centro Apta Frutas, localizado em Jundiaí, com especialização em viticultura e enologia em climas quentes, e tem trabalhado diretamente com produtores de uva paulista, realizando experimentos no Estado.

Fonte: SAA/SP