Notícia

Jornal de Piracicaba online

Produção de etanol em destaque

Publicado em 19 maio 2014

Após diversas pesquisas e observações relacionadas a mudanças importantes ao setor sucroalcooleiro no Brasil, a engenheira e docente da Esalq (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), Márcia Azanha Ferraz Dias de Moraes, lançou recentemente, com professor do Departamento de Agricultura e Recursos Econômicos da Universidade de Berkeley, na Califórnia, e com apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), o livro Production of Ethanol from Sugarcane in Brazil.

 

A obra em inglês analisa as principais alterações que afetaram significativamente esse setor. Segundo Márcia, o livro é uma continuidade de sua tese de doutorado, defendida na Esalq em 1999, intitulada A Desregulamentaçao do Setor Sucroalcooleiro do Brasil.

 

“De 2000 para cá aconteceram mudanças importantes e resolvemos analisar as principais alterações, que afetaram significativamente o setor”, explicou.

 

Ela também relatou que em 2010, em um evento sobre Bioenergia na Universidade de Reutgers, nos EUA, teve a oportunidade de conhecer o professor David Zilberman e, depois, em três congressos internacionais, um nos EUA e dois na Itália, se encontraram novamente.

 

Assim ele pode conhecer melhor suas pesquisas. “Em 2011, David e a professora Madhu Khana, da Universidade de Illinois, visitaram o Brasil. Quando vieram conhecer o setor produtivo de etanol, visitar as usinas, entidades de classe, pesquisadores de diversas instituições, visitaram a Esalq e nasceu a idéia de fazermos o livro sobre a experiência brasileira na produção de etanol”, afirmou.

 

Ambos possuem projetos na área de bioenergia patrocinados pelo EBI (EnergyBioSciencesInstitute),sendo que o Zilberman faz parte do Comite Executivo do EBI.

 

Márcia também contou que a produção do livro levou dois anos e meio para ser definido. Embasado nas teorias das obras Nova Economia Institucional, de Douglas North e Economia dos Custos de Transação, de Oliver Williamson, o livro relata em detalhes o novo ambiente desregulamentado nos setores de cana-de-açúcar, açúcar e etanol, a partir de 2000, por meio da classificação de alguns temas como Consecana, crescimento da produção e do comércio internacional dos produtos do setor, a entrada do carro flex, a proibição da queima e mecanização e impactos no mercado de trabalho, entre outras.

 

“Ele apresenta detalhes sobre a criação do Proalcool, o papel do governo militar, e a saída do Estado”, disse. A obra é voltada às pessoas interessadas na experiência brasileira em produção de etanol em larga escala e nas oportunidades e desafios enfrentados pelo Brasil.

 

“Estudantes, pesquisadores, produtores, formuladores de políticas, governantes, sejam brasileiros ou estrangeiros”, disse.

 

SERVIÇO — Livro Production of Ethanol from Sugarcane in Brazil de Márcia Azanha Ferraz Dias de Moraes e David Zilberman. Editora:Springer e Fapesp. Gênero: Administração. Páginas: 221. Preço: R$316 em www. springer.com.