Nesta quarta-feira (23), às 16h, a procuradora do Estado Márcia Semer participa do ciclo "Conversas na Crise - Depois do Futuro" para discutir o projeto de lei 529/2020, que estabelece medidas de austeridade fiscal na administração estadual paulista e prevê o recolhimento de recursos das universidades estaduais e da Fapesp. Ela também falará, entre outros assuntos, sobre a laicidade do Estado brasileiro.
O programa, organizado pelo IdEA (Instituto de Estudos Avançados) da Unicamp, será transmitido ao vivo pela home do UOL e pelos canais do UOL no YouTube e Facebook. Os internautas poderão interagir e fazer perguntas por meio dessas plataformas.
Sob a mediação do jornalista Paulo Markun, a live contará com a participação de Ana Carla Bermúdez, repórter do UOL, Alcir Pécora, coordenador do IdEA, e Carlos Vogt, presidente do conselho científico e cultural do instituto.
Graduada pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (1987), Semer também é mestre (2000) em direito do Estado pela mesma instituição e doutora pelo Departamento de Direito do Estado da USP. Procuradora do Estado de São Paulo, ingressou em 1990 nos quadros da instituição, onde atua há mais de dez anos na área consultiva. Seu foco de trabalho é o setor público do direito, com ênfase em direito do Estado, constitucional e administrativo.
Foi chefe de gabinete da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (1995-2000) e chefe do centro de estudos do órgão (2007-2008). Foi também presidente da Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (2010-2013) e do Conselho Consultivo da Associação Nacional dos Procuradores do Estado (2013-2015). Atualmente, é presidente do Sindiproesp (Sindicato dos Procuradores do Estado, das Autarquias, das Fundações e das Universidades Públicas do Estado de São Paulo).
"Conversas na Crise - Depois do Futuro" é um desdobramento do projeto "A Crise Brasileira", lançado na Unicamp em setembro de 2019 como iniciativa do IdEA. Com as restrições impostas pela quarentena, as discussões passaram para o ambiente virtual, tendo o UOL como parceiro e foco no debate do futuro pós-pandemia.