Notícia

Andifes

Processo seletivo de pós-doutorado

Publicado em 27 fevereiro 2009

O projeto temático "Linhagens do pensamento político-social brasileiro" abriu um novo processo seletivo para bolsa de pós-doutorado. O projeto é realizado no Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) com a participação de diversas instituições acadêmicas como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e apoiado financeiramente pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Os candidatos selecionados devem se comprometer a desenvolver as próprias pesquisas, produzir relatórios, apresentar seminários e participar das reuniões do projeto durante o período de vigência da bolsa. Este será de até 12 meses, podendo eventualmente ser renovado.

São elegíveis para essa bolsa doutores de qualquer instituição de ensino e pesquisa do país ou do exterior. A seleção será feita mediante análise de currículo, projeto de pesquisa (contendo plano de atividades nos termos dos objetivos do Programa de Bolsas PD da Fapesp, descritos em http://www.fapesp.br/materia/270/pos-doutorado/bolsa-de-pos-doutorado.htm) e entrevista.

Os interessados devem enviar tais documentos, por correio, para o CEDEC, Rua Ayrosa Galvão, 64. Água Branca. São Paulo/SP 05002-070, Brasil, aos cuidados de Marleida Borges, até o dia 15 de março de 2009. Os selecionados nessa fase serão submetidos à entrevista no CEDEC em data a ser anunciada. Candidatos que não se encontrem em São Paulo no momento da inscrição e das entrevistas poderão ter sua candidatura aceita por e-mail para Marleida Borges e poderão realizar a entrevista on-line.

Liberalismo, Conservadorismo, Socialismo no pensamento político-social brasileiro

O objetivo do projeto temático Linhagens do pensamento político-social brasileiro é mapear as principais características intelectuais do conservadorismo, do liberalismo e do socialismo no Brasil, verificar em que medida os conceitos de "idealismo orgânico" e "idealismo constitucional", formulados originariamente por Oliveira Vianna, são capazes – desde que criticamente reelaborados – de descrever e avaliar as principais "formas de pensamento" e "famílias intelectuais" que do último quartel do século XIX para cá dominaram o pensamento político-social brasileiro. E formular uma hipótese sobre o modo como essas correntes responderam aos desafios postos pelo desenvolvimento histórico-político do país.

No caso da bolsa de PD duas alternativas são possíveis: a primeira é investigar aspectos das duas principais vertentes do pensamento político-social no Brasil – o "idealismo orgânico" e o "idealismo constitucional" - entre os anos 1870 e 1930, procurando compreender a maneira como seus representantes – liberais ou conservadores - analisaram a relação entre Estado, sociedade e nação, pensaram os processos de transição ao capitalismo no Brasil, a questão da forma de governo, a relação entre formação da cultura e formação da nação, o aprofundamento ou contenção da democracia política e a inserção autônoma ou subalterna do país no movimento do mercado mundial. No segundo caso, trata-se de investigar algumas das principais formulações teóricas surgidas no Brasil entre os anos 1930 e 1980, especialmente aquelas em torno da questão do desenvolvimento e de sua relação com a democracia.