Notícia

Coluna Supinando

Procedimento que possibilita editar genes pode auxiliar a barrar infecção pelo Covid

Publicado em 26 maio 2020

A identificação do coronavírus da síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) em 2012 reafirmou a importância de entender como os coronavírus surgem, infectam e causam doenças. Ao comparar o que se sabe sobre o coronavírus da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV) com o que foi recentemente encontrado para o MERS-CoV, os cientistas estão descobrindo semelhanças e diferenças que podem ser importantes para a patogênese.Continua depois da publicidade

Na Universidade de São Paulo (USP), pesquisadores das faculdades de Medicina (FMRP) e de Odontologia (FORP) da campus de Ribeirão Preto, estão desenvolvendo uma estratégia para combater a COVID-19 baseada em edição gênica.

Através de ferramentas de biologia molecular e de bioinformática eles criaram um sistema para simular mutações pontuais no gene que codifica a proteína ACE2 – à qual o SARS-CoV-2 se liga para entrar nas células humanas. O objetivo é desestabilizar a interação entre o vírus e as células para impedir a infecção. O modelo foi descrito em um artigo publicado na plataforma preprints, ainda sem revisão por pares.

“O sistema possibilita simular a inserção de mutações específicas na região do gene ACE2 que codifica a parte da proteína que adere ao vírus, sem prejudicar as funções fisiológicas da molécula”, diz à Agência FAPESP Geraldo Aleixo Passos, professor da FORP e da FMRP-USP e coordenador do projeto.

Uma das principais funções do gene ACE2 é expressar o RNA mensageiro que orienta a produção da enzima conversora da angiotensina 2 – molécula essencial para o controle da pressão arterial.

Por isso, medicamentos candidatos a combater a COVID-19 pela inibição desse gene reduziriam em tese a entrada do SARS-CoV-2 nas células, mas poderiam causar, como efeito colateral, aumento da pressão arterial, pondera Passos.

“A edição gênica representa uma estratégia mais interessante para interferir na ACE2 porque permite modificar apenas a região da proteína que interage com o novo coronavírus, mantendo intacta a atividade biológica de conversão da angiotensina 2”, avalia o pesquisador.

Por meio de estudos das características estruturais, os pesquisadores analisaram a proteína de superfície do SARS-CoV-2 – chamada spike – e da região da ACE2 que adere ao vírus e permite a sua entrada nas células – a alfa-hélice N-terminal – e identificaram resíduos de aminoácidos que funcionam como pontos de contato entre o novo coronavírus e a ACE2.

“Podem existir outras regiões da ACE2 que interagem com o SARS-CoV-2, mas atacamos a que é mais conhecida”, explica Passos.

Com base no sistema CRISPR/Cas9 – ferramenta molecular que permite inserir ou deletar nucleotídeos (blocos de construção do material genético) e até genes inteiros no genoma –, foram alterados os códons (trincas de nucleotídeos no DNA) dos resíduos de aminoácidos da alfa-hélice N-terminal da ACE2 envolvidos na ligação com o novo coronavírus. As alterações permitiram substituir aminoácidos críticos por outro, chamado alanina (Ala).

Os resultados das análises de predição indicaram que essas mudanças (mutações pontuais) por edição gênica desestabilizaram a interação entre a alfa-hélice N-terminal da ACE2 e a proteína spike do SARS-CoV-2, sem interferir no centro ativo da proteína, mantido intacto.

“Comprovamos em ensaios de bioinformática que a edição gênica é uma estratégia promissora para combater o novo coronavírus”, afirma Passos.

Os pesquisadores estão buscando agora se associar com grupos de virologia para a realização de ensaios in vitro.

Os pós-graduandos participantes do estudo produziram um vídeo explicativo sobre a pesquisa que foi um dos vencedores de um concurso promovido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP para premiar os melhores curtas sobre pesquisas relacionadas à COVID-19 produzidos por estudantes de mestrado e doutorado da universidade.

O artigo A Crispr-Cas9 system designed to introduce point mutations into the human ACE2 gene to weaken the interaction of the ACE2 receptor with the SARS-CoV-2 S protein (DOI: 10.20944/preprints202005.0134.v1), de Tanaka, P.; Santos, J.; Oliveira, E.; Miglioli, N.; Assis, A.; Monteleone-Cassiano, A.; Ribeiro, V.; Duarte, M.; Machado, M.; Mascarenhas, R.; Souza, A.; Brito, L.; Oliveira, L.; Donadi, E.; e Passos, G., pode ser lido em www.preprints.org/manuscript/202005.0134/v1.

Fonte: Fapesp

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Estadão.com UOL Portal R7 UOL BOL IstoÉ online Agência Brasil IstoÉ Dinheiro online UOL Tribuna de Barueri e Região online Blog Companhia dos Aposentados Alvo Notícias Giro de Notícia Manchete Agora Tribuna Ribeirão online Refugo LabNetwork Espaço Ecológico no Ar Terra Programa InfoSalud (Argentina) CliqueABC Notícias de Campinas Portal do Governo do Estado de São Paulo Portal da Enfermagem Revista Amazônia Central das Notícias Head Topics (Brasil) Região Noroeste Investe São Paulo Central das Notícias Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Galileu online Pfarma Portal Thathi Ceedec - Centro de Educação Especializado FM Metropolitana Online Mundo e Meio Voce Gosta da Resenha! Panorama Farmacêutico Blog Saúde e Dicas Central das Notícias Só Notícia Boa Visão Regional Central das Notícias Repórter MT O Imparcial (Presidente Prudente, SP) online Piauí Noticias Recôncavo FM Portal Onda Sul Portal Amirt Dicas da Capital AM Post Jornal Floripa Rádio Educadora de Sapeaçu Dinheiro Rural online O Fluminense online Jornal de Piracicaba online Jornal Tijucas Portal F11 Rede TV! Primeira Edição Jornal Folha da Terra (Itupeva, SP) online Acorda Cidade Época Negócios online Jornal do Comércio (Matão, SP) online Tabocas Notícias Vale Mais RS Saber Atualizado Portal Saúde no Ar Protec - Pró-Inovação Tecnológica GR Notícias Jornal Página do Estado Momento MT Estação da Notícia Diário do Cotidiano Hoje em Dia online Foco Amazônico Progresso Central das Notícias O Vale online Paraíba Atual Paraíba Atual Portal Lapada Lapada Portal de Notícias Novo Cantu Notícias Plantão News (MT) O Bom da Notícia O Documento online MS Hoje FA Notícias AquiAgora.net Blog do Elvis Bezerra Cariri, como eu vejo Portal Agora no RS Agência BR Amazônia Brasil Rádio Web O Mato Grosso Jornal Revista Oeste online Jornal Roraima Hoje Rádio 98 FM (Curitiba, PR) Revista Partes CRUB - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras Sindessmat - Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso Portal GRNews Tribuna (Ribeirão Preto, SP) Portal F11 Diário do Grande ABC online O Rolo Notícias O Rolo Notícias Tribuna (Ribeirão Preto, SP) online Portal Diário da Selva Portal Mato Grosso Poliarquia Cariri como eu vejo Brazil News (Portugal) Jornal da Cidade (Bauru, SP) online Gazeta Brasil Jornal Página do Estado Es 1 Portal Açaí sem Açúcar Brasil Amazônia Agora Atual MT Blog da Cris Boom na Mídia Prime News Revista Start News Pelo Mundo DF Leonardo Andrade POSFG - Departamento de Pós-Graduação da Faculdade Global Cada Minuto Tribuna (Ribeirão Preto, SP) online Algomais online Central das Notícias Rio Notícias Interativa FM 87,9 (Pinhal Grande, RS) ANADEM - Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética O Diário de Mogi Evidencie ISN Portal Midia News Campo Grande Planeta Osasco Jornal da USP online Central das Notícias Jornal do Comércio (RS) Programa InfoSalud (Argentina) Rede TVTEC