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Problemas mentais diminuem a adesão ao ensino à distância (43 notícias)

Publicado em 07 de março de 2022

07 de março de 2022 (Bibliomed). Estudantes que apresentavam problemas de saúde mental antes da pandemia tinham menor probabilidade de aderir às aulas on-line durante o período de isolamento, mesmo tendo acesso à internet. É o que mostrou estudo realizado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

O estudo analisou dados de 672 estudantes com idades entre 16 e 24 anos com acesso à internet. Desses, 511 se matricularam para as aulas virtuais e 161 não. Os jovens foram avaliados antes e durante a pandemia por meio do Questionário de Forças e Dificuldades (SDQ), um método que rastreia problemas de saúde mental em quatro subescalas: problemas de hiperatividade, emocionais, de conduta e de relacionamento.

Os resultados mostraram que os alunos que apresentavam sintomas prévios de transtornos mentais tiveram menos chances de acompanhar as aulas on-line. Ter pontuação mais alta na escala SDQ antes da pandemia foi relacionado a um aumento de 6% nas chances de não acompanhar as aulas. As meninas tinham 2,3 vezes mais chances de estarem matriculadas no ensino à distância quando comparadas aos meninos. Não houve registro de impacto direto na saúde mental entre os estudantes que aderiram às aulas on-line.

Fonte: PsyArXiv Preprints. DOI: 10.31234/osf.io/knq49.