Notícia

Folha da Cidade (Araraquara, SP) online

Pró-reitora de pesquisa ingressa no Conselho Superior da Fapesp

Publicado em 17 julho 2010

A pró-reitora de pesquisa da Unesp, Maria José Soares Mendes Giannini, foi indicada na quarta-feira (7) pelo governador em exercício de São Paulo, Alberto Goldman, para ocupar durante seis anos uma cadeira no Conselho Superior da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). A pesquisadora assumirá em 23 de julho o posto do conselheiro José Arana Varela, professor do câmpus de Araraquara cujo mandato se encerrará nessa data.

A nomeação da professora se deu após ela obter uma votação expressiva em eleição realizada de 28 de junho a 2 de julho, pela internet. Maria José obteve 423 dos 650 votos válidos, com participação de pouco mais de 90% do colégio eleitoral. Instituições paulistas de ensino superior e de pesquisa, públicas e privadas, inscreveram 18 candidatos, com exceção da USP, que participa de outra relação.

Os três acadêmicos mais votados compuseram uma lista que foi apresentada ao governador para que ele fizesse a escolha, de acordo com os termos do art. 9º, alínea "c", dos Estatutos da Fapesp, aprovados pelo Decreto nº 40.132, de 23 de maio de 1962. Os outros dois candidatos foram os médicos Nestor Schor, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Anibal Eugênio Vercesi, da Unicamp, com 178 e 137 votos, respectivamente.

A Fapesp é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do país. Com autonomia garantida por lei, a fundação está ligada à Secretaria de Ensino Superior do governo do Estado de São Paulo. Seu Conselho Superior é composto por 12 membros que orientam o órgão e decidem sobre política científica e assuntos administrativos e patrimoniais.

"Mais do que representar a nossa Universidade, estarei defendendo os interesses da ciência paulista naquilo que ela produz de mais relevante", afirma a conselheira eleita. Para ela, o número de votos engrandece a Unesp e sinaliza o aumento da representatividade da instituição.

Além de pró-reitora, Maria José é professora titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), câmpus de Araraquara. Graduou-se em Farmácia e Bioquímica pela USP, em 1976, permanecendo na instituição durante a pós-graduação - mestrado em Microbiologia e Imunologia, em 1982, e doutorado em Ciências Biológicas e Microbiologia, em 1989. Ela leciona na Unesp desde 1983 e mantém cooperação técnico-científica com universidades nacionais e estrangeiras. Ela também integra o corpo de consultores de agências federais de fomento à ciência.