Maria José Soares Mendes Giannini, pró-reitora de Pesquisa da Unesp, é a entrevistada de março da revista Pesquisa Fapesp.
Intitulado “A arte de queimar etapas”, o texto enfoca como a pró-reitora articulou iniciativas que fizeram o número de projetos temáticos na Unesp crescer 130%, elevaram a captação de recursos para níveis inéditos e aumentaram em 42% a produção de artigos científicos.
A pró-reitora, segundo a Revista, recorreu a um conjunto de estratégias para combater as assimetrias naturais de uma instituição que tem campi espalhados por 24 cidades. Um dos motes foi a aglutinação de esforços de vários pesquisadores em torno de projetos mais robustos. Outro foi o incentivo à inserção internacional da ciência produzida pela universidade, estimulando docentes a publicar em revistas de impacto e trazendo cientistas de fora. Também criou escritórios de apoio ao pesquisador em cada uma das unidades da Unesp, desonerando os docentes de tarefas burocráticas relacionadas à prestação de contas de seus projetos.
Leia a entrevista em
http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/03/15/maria-jose-soares-mendes-giannini-a-arte-de-queimar-etapas/
Assessoria de Comunicação e Imprensa