Notícia

Portal da Universidade Federal de São Paulo

Pró-reitora de extensão da Unifesp é a nova coordenadora nacional da área de saúde

Publicado em 30 junho 2009

O Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras (FORPROEX) realizou seu XXV Encontro Nacional, de 17 a 19 de junho de 2009, no Hotel Caiçara, em João Pessoa (Paraíba). O evento contou com a participação de diversas universidades públicas, entre elas, a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IF-PB), entre outras.

O evento possibilitou a promoção de um amplo debate, no sentido de fortalecer a institucionalização das atividades da Extensão Universitária e contribuir para a formação profissional cidadã e o desenvolvimento social do Brasil.

Para a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), professora Eleonora Menicucci de Oliveira, o evento é importante para traçar ações e fortalecer a instituição. “O fórum permite abrir linhas de fomento que auxiliam no desenvolvimento de atividades junto ao CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), ao CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e à FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo)”, afirma.

Durante o evento, a Professora Eleonora foi nomeada como Coordenadora Nacional da Área da Saúde. O professor, Dr. José Roberto Brêtas foi nomeado como Coordenador Regional Sudeste e a Coordenadora da Secretaria Escolar Lato Senso, Stella Turini Catta Preta, é a nova Secretária Executiva do Fórum Nacional. “Com a prevalência da UNIFESP na coordenação do fórum, esperamos desenvolver uma política nacional junto ao MEC, com a promoção, ao menos, de dois fóruns anuais, além de visitas à Brasília. Queremos que a área de Extensão de cada Universidade Pública tenha vida própria, com orçamento independente”, comenta Stella.

Além dos pró-reitores de extensão, o fórum contou com a presença de docentes e técnicos das universidades públicas brasileiras e dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia de cerca de 100 instituições que integram o FORPROEX. A professora Laura Tavares Ribeiro Soares, da Universidade Estadual do Rio de janeiro (UERJ) foi eleita a presidente do Fórum e o professor Cipriano Maia de Vasconcelos, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o vice-presidente.

O encontro também discutiu a natureza acadêmico-científica, com a temática dos Direitos Humanos: Desafios da Indissociabilidade entre Ensino; Pesquisa e Extensão, tendo em vista que, devido aos marcos histórico de exclusão e de violência social, a sociedade contemporânea brasileira apresenta inúmeras demandas para as universidades públicas atuarem na área de direitos humanos e justiça.