Notícia

Jornal da Unesp online

Pró-reitor Varela é novo vice-presidente da Fapesp

Publicado em 01 dezembro 2007

O vice-reitor Herman Voorwald passou a integrar Conselho Superior da Agência


No dia 3 de dezembro, o pró-reitor de Pesquisa da UNESP José Arana Varela assumiu a função de vice-presidente da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), que exercerá por três anos.

No mesmo dia, o vice-reitor Herman Jacobus Cornelis Voorwald passou a integrar o Conselho Superior da instituição. O vice-reitor liderava, com maioria expressiva dos votos válidos dos representantes de 57 instituições de ensino superior e de pesquisa paulistas, a lista tríplice encaminhada ao governador José Serra, que o nomeou para a função. O novo conselheiro assume um mandato de seis anos. Com o fim do mandato do reitor Marcos Macari, Voorwald tornou-se representante das instituições oficiais e particulares de ensino superior e de pesquisa do Estado de São Paulo — com exceção da USP (Universidade de São Paulo), que participa em outra relação.

Em eleição realizada de 19 a 23 de novembro, Voorwald obteve 340 votos dos 561 válidos — houve cinco abstenções. Os nomes do médico e neuropsicofarmacologista Sergio Tufik, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), com 218 votos, e do historiador José Jobson de Andrade Arruda, da Universidade do Sagrado Coração e da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), com 155, completaram a lista tríplice encaminhada ao governador.


Currículos

Varela é professor do Instituto de Química, câmpus de Araraquara. Foi diretor da Associação Brasileira de Cerâmica, da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais e da Sociedade Brasileira de Materiais. Integra vários conselhos de instituições internacionais, como a Academy of Ceramics, International Institute for the Science of Sintering e American Ceramic Society.

Voorwald é professor titular do Departamento de Materiais e Tecnologia da Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá. Além de vice-reitor na atual gestão da UNESP, iniciada em janeiro de 2005, ele é também assessor-chefe da Assessoria de Planejamento e Orçamento, onde tem atuado com eficiência no restabelecimento do equilíbrio orçamentário e financeiro da Universidade.

Voorwald é engenheiro mecânico com graduação pela UNESP (1979), mestrado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1983), doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (1988) e pós-doutorado pelo Laboratorium Soete Voor Weerstand Van Materialen En Lastechniek (1989), na Bélgica. Tem experiência na área de engenharia de materiais e metalúrgica, com ênfase em temas como fadiga de materiais, materiais aeronáuticos e revestimentos antidesgaste e anticorrosão.