Notícia

JC e-mail

Pró-Inova tem R$ 10 milhões para Núcleos de Inovação Tecnológica

Publicado em 06 outubro 2008

Chamada da Finep selecionará projetos para capacitar núcleos de inovação tecnológica

O Programa Nacional de Sensibilização e Mobilização para a Inovação (Pró-Inova) acaba de receber R$ 10 milhões. Os recursos não-reembolsáveis, originários do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT)/Fundos Setoriais, serão concedidos por meio de uma chamada pública da Finep, que já foi publicada.

Segundo a Finep, o objetivo é selecionar projetos que capacitem núcleos de inovação tecnológica para gerir as políticas de inovação de instituições científicas e tecnológicas sem fins lucrativos. Além disso, também será apoiada a promoção de eventos e iniciativas diversas, para difusão da inovação como instrumento de competitividade e crescimento sustentável.

Há duas linhas temáticas, voltadas para a consolidação, implantação e estruturação dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) e dos seus arranjos estaduais e regionais. Dos recursos financeiros a serem concedidos, 30% deverão ser aplicados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. As propostas podem ser enviadas até 20 de outubro.

O Pró-Inova tem como objetivo levar aos empresários informações sobre o que é, para que serve e como se pode inovar, além de apoiar atividades de sensibilização e mobilização com vistas a difundir a cultura da inovação, mediante a divulgação de leis, programas e instrumentos de apoio à inovação.

Como instrumento de divulgação do processo de inovação, o programa se utiliza do Portal Inovação, serviço de governo eletrônico para a promoção de inovação por meio da interação entre empresas e comunidade técnico-científica.

Mais informações sobre a chamada: http://www.finep.gov.br

(Agência Fapesp, 6/10)