Dionísio Jacob, com "A Utopia Burocrática de Máximo Modesto" (Companhia das Letras); Luís Giffoni, com "Adágio para o Silêncio" (Pulsar); e Rubens Figueiredo, com "Barco a Seco" (Companhia das Letras). Entre contos e crônicas, os nomes são Marçal Aquino, com "Faroestes" (Ciência do Acidente); Fernando Sabino, com "Livro Aberto" (Record); e Rubem Fonseca, com "Secreções, Excreções e Desatinos" (Companhia das Letras).
- CATEGORIA INFANTIL OU JUVENIL
Roger Mello, com "Meninos do Mangue" (Companhia das Letrinhas); Manoel de Barros, com "O Fazedor do Amanhecer" (Salamandra); e Angélica Bevilacqua, com "O Tamanho da Felicidade" (Mercuryo Jovem).
- TEORIA LITERÁRIA LINGÜÍSTICA
Heitor Megale, com "A Demanda do Santo Graal - Das Origens ao Códice Português" (Ateliê/Fapesp); Bruno Fregni Bassetto, com "Elementos de Filologia Românica" (Edusp); e Lúcia Santaella, por "Matrizes da Linguagem e Pensamento" (Iluminuras/Fapesp).
- REPORTAGEM E BIOGRAFIA
Marcus Vinícius de Freitas, com "Hartt: Expedições pelo Brasil Imperial" (Metalivros); Cláudio Bojunga, por "JK - O Artista do Impossível" (Objetiva); e Luiz Eduardo Soares, por "Meu Casaco de General" (Companhia das Letras). Didático de 1.° e 2.° Graus: Valéria Trevizani Burla de Aguiar, por "Atlas Geográfico Escolar de Juiz de Fora" (UFJF); Armenio Uzunian e Ernesto Bimer, por "Biologia" (Harbra); e Ruth Rocha e Anna Flora, por "Escrever e Criar... Uma Nova Proposta" (Quinteto Editorial).
- TRADUÇÃO
Maria Luiza Borges, por "Alice - Edição Comentada" (Jorge Zahar Editor); Haroldo de Campos, por "Ilíada de Homero" (Mandarim); e Alípio Correia de Franca Neto por "Pomas, Um Tostão Cada" (Iluminuras). Capa: Raul Loureiro por "A Utopia Burocrática de Máximo Modesto" e "Abraçado ao meu Rancor" (Cosac & Naify); e Victor Burton, pela coleção Guimarães Rosa (Nova Fronteira).
Notícia
Meio Norte online (Piauí)