Notícia

Fundep - Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa

Primeiros passos no interior da Antártica

Publicado em 13 outubro 2008

Pesquisadores do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) farão, em novembro e dezembro, a primeira expedição científica nacional ao interior da Antártica.

A expedição, batizada de Deserto de Cristal, percorrerá mais de 400 quilômetros por uma das regiões mais remotas da Antártica Ocidental. Serão feitas perfurações no gelo para investigar as variações do clima e da química da atmosfera ao longo dos últimos 500 anos.

Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia, o grupo será constituído por sete pesquisadores brasileiros e um chileno, coordenados pelo glaciologista Jefferson Cardia Simões, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Eles permanecerão 40 dias acampados sobre as geleiras enfrentando temperaturas de até 35ºC negativos. A missão montará acampamento base cerca de 2 mil quilômetros ao sul da estação antártica brasileira Comandante Ferraz, já sobre o espesso manto de gelo que cobre o continente.

A excursão permitirá pesquisar o interior de um território de 13,6 milhões de quilômetros quadrados que tem importante papel como controlador do clima no Brasil.

Até o momento, a presença nacional na Antártica está restrita à costa do continente. A expedição faz parte das ações brasileiras no Ano Polar Internacional (API 2007-2009).

Saiba mais sobre o Ano Polar e a Antártica em: http://www.ipy.org

Fonte: Agência FAPESP