Notícia

Diário da Manhã (GO) online

Primeiro homem a pisar na lua é premiado

Publicado em 24 abril 2006

O astronauta norte-americano Neil Armostrong, primeiro homem a pisar na Lua, recebeu da Nasa o Prêmio Embaixador da Exploração, que "reconhece o sacrifício e a dedicação dos astronautas dos programas Apolo, Gemini e Mercury". A cerimônia de entrega foi realizada no dia 18, no Museu de Cincinnati, em Ohio, estado onde nasceu o astronauta. O troféu foi doado à instituição, onde ficará em exposição permanente.
Os norte-americanos Neil Armostrong e Buzz Aldrin, astronautas da Apolo 11, chegaram, desceram e caminharam na Lua em julho de 1969.
"Um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a humanidade", disse Armstrong, comandante da missão, ao se tornar o primeiro homem a andar no satélite terrestre. A cena foi transmitida ao vivo pela televisão e acompanhada por milhões em todo o mundo, encerrando a corrida contra os então soviéticos e mostrando que o espaço estava aberto à exploração humana.
O prêmio será entregue pela agência espacial americana a cada um dos 38 participantes - ou a seus parentes, nos casos dos que morreram - das missões que culminaram com a conquista da Lua. O troféu é composto por uma base com uma rocha lunar e placa que descreve a amostra como "um símbolo da unidade do esforço humano e da esperança por um futuro em paz e harmonia". Aldrin recebeu o troféu em março.
Agência FAPESP