Notícia

Embaixada do Japão no Brasil

Primeiro Encontro de Cúpula dos Reitores de Universidades Japão-Brasil (31 de janeiro) (3 notícias)

Publicado em 18 de fevereiro de 2025

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Shinshu University (Japão) Jornal da USP online

Em 31 de janeiro, a Universidade de Tsukuba e a Universidade de São Paulo coorganizaram o primeiro Encontro de Cúpula dos Reitores de Universidades Japão-Brasil como um dos eventos comemorativos do Ano de Intercâmbio de Amizade entre o Japão e o Brasil. Participaram do evento dez universidades japonesas e dez brasileiras, tornando-o um dia memorável na história do intercâmbio acadêmico entre o Japão e o Brasil.

1 Data e horário do evento.

     Sexta-feira, 31 de janeiro, das 9:00 às 18:00 (na Universidade de São Paulo)
 

2 Instituições participantes

(1) Universidades participantes no Japão (10 no total)
Universidade de Tsukuba, Universidade Tohoku, Universidade de Estudos Estrangeiros de Tóquio, Universidade Sophia, Universidade Soka, Instituto de Tecnologia Shibaura, Universidade da Província de Fukui, Universidade Shinshu, Universidade Shimane, Universidade Okayama.

(2) Universidades brasileiras participantes (10 no total)
Universidade Estadual de São Paulo (USP), Universidade Federal do ABC (UFABC), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-RIO), Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Universidade Federal de Brasília (UNB).

(3) Outras instituições acadêmicas
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência (JSPS), Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (JST).
 

3 Resumo da conferência

(1) Abertura
     Além do Embaixador Teiji HAYASHI, participaram da abertura o Sr. Kyosuke NAGATA, Reiror da Universidade de Tsukuba, Dr. Calros Carlotti, Reitor da Universidade de São Paulo (USP), Dr. Rui Oppermann, Diretor de Assuntos Internacionais da CAPES, Dr. Rodrigo Papa, Primeiro-Secretário do Ministério de Relações Exteriores do Brasil, Dr. Osamu OHNEDA, Escritório Executivo para Estratégia Internacional da Universidade de Tsukuba e Dr. Sergio Proença, Diretor de Relações Internacionais da USP, subiram ao palco para parabenizar a realização do primeiro Encontro de Cúpula dos Reitores de Universidades Japão-Brasil.
     Além disso, Camilo Santana, Ministro da Educação do Brasil, e Akio FUJIWARA, Secretário-Geral do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão, transmitiram mensagens em vídeo.

 Em sua saudação, o Embaixador HAYASHI expressou sua gratidão ao Reitor NAGATA, da Universidade de Tsukuba, e ao Reitor Carlotti, da USP, por seus esforços em realizar o Encontro de Cúpula dos Reitores de Universidades Japão-Brasil em cerca de um ano após a ideia ter sido concebida, e expressou sua esperança de que a reunião estabeleça uma base sólida para uma maior cooperação entre os dois países no campo acadêmico. Para acessar o texto completo da saudação do embaixador, clique aqui.

     O Ministro da Educação do Brasil, Camilo Santana, observou os fortes laços humanos entre os dois países, com o Brasil tendo a maior comunidade Nikkei do mundo e o Japão tendo a quinta maior comunidade brasileira do mundo, e expressou sua esperança de que a cooperação entre as instituições de ensino superior de dois países contribua para o desenvolvimento de melhores talentos entre os jovens de ambos os países que carregarão o futuro.

     Akio FUJIWARA, Secretário-Geral do Ministério da Educação, Cultura, Esporte, Ciência e Tecnologia do Japão, referiu-se ao plano de intercâmbio acadêmico de estudantes anunciado no ano passado pelo então Primeiro-Ministro Fumio KISHIDA para receber 400.000 estudantes estrangeiros no Japão até 2033, e expressou sua esperança de que este Encontro de Cúpula de Reitores seria uma oportunidade para aumentar ainda mais o número de intercambistas brasileiros que estudam nas universidades no Japão.

(2) Palestra
     Masato Ninomiya, o professor emérito da USP, ministrou uma palestra sobre “Imigrantes japoneses e sua educação no Brasil”.

(3) Discussões em grupo
     Na primeira parte, os participantes foram divididos em três grupos sob os temas “segurança cibernética e IA”, “gestão marítima e de desastres” e “mudança climática e energia limpa”, e trocaram opiniões sobre como as instituições de ensino superior de ambos os países devem lidar com estes desafios globais cada vez mais complexos e que tipo de pesquisa conjunta e cooperação universitária será solução.
     Na segunda parte, os participantes foram divididos em dois grupos e trocaram opiniões sobre os temas “Intercâmbio e educação on-line após COVID-19” e “Intercâmbio e aprendizado de idiomas (das perspectivas portuguesa e japonesa)”.

(4) Apresentação das organizações de apoio à pesquisa do Brasil e Japão
     A CAPES e o CNPq apresentaram histórico de realizações de seus projetos conjuntos com a JSPS e a JST e expressaram seu desejo de assinar novamente o Memorando de Entendimento para cooperação e realizar novos projetos de pesquisa conjuntos. A FAPESP também apresentou uma visão geral de sua organização e esquema de apoio à pesquisa.
     Do lado japonês, a JSPS e a JST enviaram uma mensagem em vídeo, explicando as linhas gerais de seus esquemas de apoio à pesquisa e o procedimento de inscrição.

(5) Assinatura da Declaração Conjunta
     Na sessão final, a Declaração Conjunta foi adotada pelo Reitor da Universidade de Tsukuba, Dr. NAGATA, e pelo Reitor da USP, Dr. Carlotti. A declaração promete (1) avanço de colaboração acadêmica, (2) Aprimoração de intercâmbio de estudantes entre dois países, (3) Contribuição para a solução de questões globais e (4) formação de uma parceria sustentável entre universidades do Brasil e Japão, e confirmaram a intenção de continuar o diálogo entre as universidades dos dois países e fortalecer a cooperação entre elas, realizando o Encontro de Cúpula dos Reitores de Universidades Japão-Brasil regularmente como uma plataforma para continuar o diálogo entre as universidades dos dois países e fortalecer a cooperação entre elas.