Notícia

Brazilian Space

Primeiro Cubesat Desenvolvido Por Empresa Privada Brasileira Finaliza Testes Ambientais no INPE

Publicado em 15 setembro 2020

Olá leitor!

Segue abaixo uma nota postada ontem (15/09) no site “Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)” destacando que o primeiro cubesat desenvolvido por Empresa Privada Brasileira Finalizou seus Testes Ambientais no INPE.

Duda Falcão

NOTÍCIAS

Primeiro Cubesat Desenvolvido por Empresa Privada Brasileira Finaliza Testes Ambientais no INPE

Por INPE

Publicado: Set 14, 2020

São José dos Campos-SP, 14 de setembro de 2020

O Modelo de Engenharia, primeiro modelo de desenvolvimento, do Nanossatélite NANOMIRAX/CRON-1 realizou sua campanha de teste ambientais no LIT. Foram executados os testes dinâmicos e de ciclo térmico em pressão ambiente para aceitação de alguns subsistemas do satélite.

Este satélite é o primeiro Cubesat (2U) desenvolvido por uma empresa privada brasileira, a CRON, criada por pesquisadores do INPE. O projeto foi selecionado numa das chamadas do Programa de inovação de pequenas empresas (PIPE) da FAPESP. No projeto também participam a empresa EMSISTI criada por ex-alunos da pós-graduação do INPE, as empresas brasileiras HorusEye e USIPED, e o grupo de Astrofísica do INPE.

A carga útil é constituída por uma câmera com 4 detetores de raios X e 3 placas eletrônicas para demonstração tecnológica. A missão cientifica deste projeto consiste na detecção de radiação de raios-X e raios gama no espaço, possivelmente de explosões cósmicas, como rajadas de raios gama (GRBs).

Fonte: Instituto nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) - http://www.inpe.br

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
QRZ Now – Ham Radio News