Notícia

FCF Notícias

Primeiro Centro de Pesquisa em Alimentos do país será instalado na FCF

Publicado em 01 maio 2013

O primeiro Centro de Pesquisa em Alimentos do Brasil, registrado como Food Research Center FoRC, será instalado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP. O projeto para a implantação acaba de ser aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O Centro é vinculado ao Napan e congrega pesquisadores da área de alimentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Unicamp, Unesp, Instituto Mauá de Tecnologia e Instituto de Tecnologia de Alimentos.

O Centro de Pesquisa em Alimentos é um dos 17 Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) divulgados pela Fapesp. O objetivo principal do FoRC é abordar os principais desafios globais e desenvolver pesquisa fundamental, estratégica e aplicada, em nível internacional, beneficiando o agronegócio brasileiro, consumidores, responsáveis por políticas públicas e agências reguladoras, causando um grande impacto socioeconômico no país.

Em fase de implantação, o Centro será organizado com quatro linhas de investigação: sistemas biológicos em alimentos; alimentação, nutrição e saúde; segurança e qualidade dos alimentos; e novas tecnologias e inovação. Segundo a professora doutora Bernadette D. G. M. Franco, diretora do FoRC, “o projeto terá a cooperação de setores da indústria de alimentos, governo e outras instituições de pesquisa. E os resultados dos projetos serão comunicados aos diversos públicos envolvidos, por meio de cursos, internet e meios de comunicação”. O Centro terá um site interativo com acesso a um banco de dados com diferentes níveis de complexidade, incluindo material didático para estudantes.