Odir Antônio Dellagostin, atual presidente da Fapergs, foi reeleito e seguirá na presidência do Conselho Nacional das Fundações para o segundo mandato. Márcio de Araújo Pereira, atual presidente da Fundect, foi eleito para vice-presidente
Na manhã da última sexta-feira, 24 de março, os presidentes e representantes das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) se reuniram na sede da FAPESP, em São Paulo/SP, durante a programação do 1º Fórum Nacional CONFAP em 2023, para a eleição da nova presidência e composição do Conselho Fiscal e das novas Diretorias Regionais do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), para o período de 2023 a 2025.
Reeleito por aclamação pelos representantes das FAPs, o professor Odir Antônio Dellagostin, atual presidente da FAPERGS (Rio Grande do Sul), seguirá na presidência do Conselho Nacional das FAPs para o segundo mandato, que será exercido no período de março de 2023 a março de 2025. Dellagostin atuará em conjunto com o novo vice-presidente do Conselho, eleito também por aclamação, o professor Márcio de Araújo Pereira, atual presidente da FUNDECT (Mato Grosso do Sul).
Dellagostin está na presidência do CONFAP desde outubro de 2020, quando ocupava a presidência do Conselho Fiscal (2019-2020) e substituiu em linha sucessória, o ex-presidente, prof. Fábio Guedes Gomes. Tornou-se o oitavo presidente eleito do CONFAP, desde a sua criação, em 28 de abril de 2006. O professor Márcio de Araújo Pereira ocupava na última gestão do Conselho Nacional das FAPs (2021-2023) a cadeira de presidente do Conselho Fiscal, e pela primeira vez assumirá a vice-presidência do CONFAP.
Presidente reeleito – Odir Antônio Dellagostin
Odir Antônio Dellagostin é formado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Pelotas – UFPel, possui doutorado em Biologia Molecular pela University of Surrey, na Inglaterra (1995) e pós-doutorado pela mesma Universidade (1997). É professor titular da UFPel desde 1997 e pesquisador nível 1A do CNPq desde 2007. Foi coordenador do Centro de Biotecnologia do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia e pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UFPel (2003-2005). Também foi diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico (2009-2016). Foi membro titular do Comitê de Medicina Veterinária do CNPq. Foi coordenador do Comitê de Ciências Biológicas da FAPERGS (2011-2014). Foi coordenador da área de Biotecnologia da CAPES (2014 – 2018) e coordenou a estruturação da Rede SulBiotec. Em 2018 foi eleito membro efetivo da Academia Brasileira de Ciências (ABC). Possui mais de 240 artigos científicos publicados que já tiveram mais de 5 mil citações. Além disso, realizou o depósito de 28 patentes. É membro titular da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança – CTNBio/ MCTI (2011 a 2014) e atualmente exerce o 2º mandato na Comissão (2021-2023). É também membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, do Conselho Deliberativo do CNPq, do Conselho Consultivo da Finep, do Conselho de Administração da RNP e preside o Conselho de Administração do CGEE. Odir Dellagostin é presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul – FAPERGS desde 2017, assumiu em outubro de 2020 a presidência do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – CONFAP (em substituição ao ex-presidente), foi eleito presidente do CONFAP para o 1º mandato (2021-2023), e reeleito para o 2º mandato (2023-2025).
Vice-presidente eleito – Márcio de Araújo Pereira
Márcio de Araújo Pereira é natural de Ponta Porã/MS. Graduado em Administração de Empresas, pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS (1999), Mestre em Agronegócios – UFMS/Unb/UFG (2005), possui Doutorado em Desenvolvimento Rural – PGDR pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (2013), com período sanduíche na Universidade de Wageningen (Holanda). Professor adjunto, ocupou a função de pró-reitor de Administração e Planejamento da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS. Diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul – FUNDECT desde 2017, foi presidente do Conselho Fiscal do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – CONFAP (2021-2023) e, eleito vice-presidente do Conselho para o mandato de 2023 a 2025.
Após a eleição da nova presidência, os representantes das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) elegeram os novos membros do Conselho Fiscal e das Diretorias Regionais do CONFAP, cujos mandatos coincidem com o período de gestão da nova presidência (2023-2025).
Novas Diretorias Regionais do CONFAP
Os diretores regionais representam o conjunto de Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) de suas respectivas regiões do Brasil (Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul) em pautas estratégicas no âmbito regional.
Confira a nova composição das Diretorias Regionais:
- Diretoria Regional Nordeste – Fábio Guedes Gomes, presidente da FAPEAL (Alagoas).
- Diretoria Regional Centro-Oeste – Robson Domingos Vieira, presidente da FAPEG (Goiás).
- Diretoria Regional Sul – Ramiro Wahrhaftig, presidente da Fundação Araucária (Paraná).
- Diretoria Regional Sudeste – Paulo Sérgio Lacerda Beirão, presidente da FAPEMIG (Minas Gerais).
- Diretoria Regional Norte – (a definir)
Novos membros do Conselho Fiscal do CONFAP
O Conselho Fiscal do CONFAP é constituído por 3 membros titulares e 3 suplentes, eleitos pelos representantes das Fundações para um mandato de dois anos. Compete aos membros do Conselho Fiscal examinar a prestação de contas da Presidência e, também, os demonstrativos contábeis e financeiros do Conselho durante a gestão.
Confira a nova composição do Conselho Fiscal:
- Presidente do Conselho Fiscal: Robson Domingos Vieira, presidente da FAPEG (Goiás).
- Membro titular do Conselho Fiscal: João Vicente, diretor-executivo de CT&I da FAPEAL (Alagoas).
- Membro titular do Conselho Fiscal: Denio Rebello Arantes, presidente da FAPES (Espírito Santo).
- Suplente do Conselho Fiscal: Nordman Wall, presidente da FAPEMA (Maranhão).
- Suplente do Conselho Fiscal: Gilton Sampaio de Souza, presidente da FAPERN (Rio Grande do Norte).
- Suplente do Conselho Fiscal: Paulo Renato Haddad, presidente da FAPERO (Rondônia).
O CONFAP
O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) é uma organização sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover uma melhor articulação dos interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação no Brasil. Criado em 28 de abril de 2006, congrega 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs), e trabalha como parte ativa do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI).