Notícia

Confap - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa

Presidentes das FAPs participam da SBPC

Publicado em 24 julho 2017

Durante a 69ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada entre os dias 16 e 22 de julho, Fundações de diversos Estados puderam participar de atividades, tanto na mostra científica, quanto na ExpoT&C, organizada dentro do evento. Neste contexto, alguns presidentes de FAPs estiveram presentes na Reunião Anual e participaram de atividades, como palestras e mesas-redondas, enfatizando o papel das Fundações e sua importância no cenário nacional do Sistema de Ciência e Tecnologia.

Participaram das atividades a presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), Maria Zaira Turchi; e presidentes das Fundações de Alagoas (Fapeal), Fábio Guedes; Maranhão (Fapema), Alex Oliveira; Mato Grosso (Fapemat), Antônio Máximo; Mato Grosso do Sul (Fundect), Márcio Pereira; Minas Gerais (Fapemig), Evaldo Vilela; Santa Catarina (Fapesc), Sergio Gargioni; e São Paulo (Fapesp), Carlos Pacheco.

Dentro da programação, eles visitaram os estandes da ExpoT&C realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (MG), que reuniu centenas de expositores como universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entre outros, incluindo o próprio Confap. O estande do Confap, reuniu neste ano dez Fundações estaduais de Pesquisa, com exposição de folders, trabalhos e revistas sobre as oportunidades que oferecem em seus respectivos estados.

O Confap tem por objetivo melhor articular os interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa e agrega fundações de 25 estados, mais o Distrito Federal. O estande também foi visitado por representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), representantes de agências federais e por secretários de Ciência e Tecnologia de diversos estados, como Mato Grosso e Maranhão. A presidente da SBPC, Helena Nader, também visitou o estande do Confap.

Fundações de dez estados participaram da exposição apresentada no estande do Confap deste ano: Alagoas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Piauí e do Distrito Federal. A Fapemig (Minas Gerais), Fundação do Estado anfitrião, e a Fapesp (São Paulo) também apresentaram estandes na ExpoT&C.

Sobre a Reunião Anual da SBPC
Considerado o maior evento de divulgação científica da América Latina, a SBPC é realizada desde 1948, com a participação de representantes de sociedades científicas, autoridades e gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia. A Reunião Anual da SBPC é um importante fórum para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas para a ciência e tecnologia.

A programação científica é composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres. Também são realizadas outras atividades, como a SBPC Jovem (exposição voltada para estudantes do ensino básico e público em geral), a ExpoT&C (mostra de ciência e tecnologia), a SBPC Cultura (apresentação de atividades artísticas regionais e discussões sobre temas relacionados à artes e cultura), a SBPC Afro indígena (conferências e mesas-redondas que abordam esta temática) e, encerrando o evento, o Dia da Família na Ciência.

A cada ano a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro, sempre em universidade pública. O evento reúne milhares de pessoas – cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e visitantes. Além de autoridades e gestores que são formuladores de políticas públicas para ciência e tecnologia no país. No ano de 2018, a SBPC será em Alagoas.

Coordenadoria de Comunicação Social do Confap, com informações da Fapeg e da SBPC.