Notícia

FAPESC - Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina

Presidentes das FAPs elegem nova diretoria do CONFAP por aclamação

Publicado em 10 março 2017

No segundo dia do Fórum CONFAP, 10 de março, foi eleita a nova diretoria do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa). A nova presidente será Maria Zaira Turchi, que preside a FAPEG (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás) e ocupou a vice-presidência do CONFAP nos últimos dois anos. A vice-presidência ficará a cargo de Claudio Furtado, que está à frente da FAPESQ (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Paraíba) e ocupou a função de diretor regional do Nordeste no CONFAP (currículos resumidos ao final). O mandato deles vai de março de 2017 a março de 2019 e sucede duas gestões de Sergio Gargioni, que segue no CONFAP por ser membro da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina).

Logo no início dos trabalhos desta sexta-feira, o presidente da FACEPE (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco) , Abraham Benzaquem Sicsu, anunciou para maio o lançamento de nova chamada pública, desta vez envolvendo também ações de inovação, com entidades francesas e FAPs do nordeste, além de parceiros como a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Segundo Alex Oliveira, presidente da FAPEMA (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão), também será lançado neste ano outro edital, no âmbito do programa Guyamazon, que envolve Fundações de Amparo à Pesquisa dos estados do Amapá (Fapeap), Amazonas (Fapeam), Maranhão (Fapema), e Pará (Fapespa).

Vale lembrar que o fórum foi precedido por uma sessão informativa que reuniu dirigentes de FAPs e de entidades europeias, entre elas Luciana da Silva Santos, da direção geral de Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia; Laura Maragna, do Setor de CTI da delegação da União Europeia no Brasil; Charlotte Grawitz, representante nacional da EURAXESS Brazil, e Ana Rossetto, representando a Sociedade Portuguesa de Inovação.

Modelos

Após as eleições e demais deliberações sobre temas variados no dia 10 de março, o fórum foi encerrado em São Paulo, mas parte de seus participantes visitaram à tarde o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (CIETEC), incubadora de empresas tecnológicas instalada no Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), na Cidade Universitária da USP, a fim de conhecer algumas das pesquisas realizadas por empresas com o apoio da FAPESP.

Currículos resumidos

Maria Zaira Turchi

É graduada em Letras – Português/Inglês pela Universidade Federal de Goiás e Doutora em Letras pela PUC/RS (1999) com Doutorado Sanduíche no Centre de Recherches Sur L’Imaginaire, Universidade de Grenoble/França. É professora Titular da Universidade Federal de Goiás, tendo exercido as funções de Coordenadora do Programa de

Pós-Graduação em Letras e Lingüística; Coordenadora Geral da Pós-Graduação/ Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação/UFG; Diretora da Faculdade de Letras; Editora da Revista Signótica da Faculdade de Letras/UFG. Foi Vice-Presidente da ANPOLL – Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística. É membro do Conselho Estadual de Educação e do Conselho Estadual do Meio Ambiente de Goiás. Atua em pesquisa nas áreas de Literatura e Antropologia do Imaginário, Leitura e Formação do Leitor, Literatura Infantil e Juvenil.

Claudio Furtado

Graduado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), mestrado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1994) e doutorado em Física pela Universidade Federal de Pernambuco (1999). Professor da Universidade Federal da Paraíba. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Relatividade e Gravitação, atuando principalmente nos seguintes temas: defeitos topológicos, fases geométricas, computação quântica, fundamentos de mecânica quântica, variáveis de loop, modelos análogos gravitacionais na matéria condensada e aplicações de teoria de campos em espaços curvos à matéria condensada. Temas sobre os quais publicou mais de 100 artigos em revistas internacionais. Orientou diversas teses e dissertações. Atualmente é pesquisador nível 1C do CNPQ. Atua como árbitro em diversas revistas internacionais da área de física. Em gestão de C,T&I, foi Chefe do Departamento de Física e Coordenador do Programa de Pós-graduação em Física da UFPB. Em janeiro de 2011 assumiu a Presidência da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ-PB, onde permanece até o presente momento. Atua como Conselheiro nos seguintes órgãos ligados a C,T& I: SEBRAE-PB, Conselho da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, Conselho do Instituto de Inovação Telmo Araújo e Conselho estratégico do Instituto Becker.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação do CONFAP