Notícia

Jornal da Unesp online

Presidente Prudente é sede de Simpósio de Mapeamento (1 notícias)

Publicado em 20 de julho de 2009

Evento internacional enfoca integração de sistemas

 

A Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) de Presidente Prudente é sede do 6º Simpósio Internacional de Tecnologia de Mapeamento Móvel (MMT'09 - Mapeamento Móvel a Serviço da Sociedade da Informação, de 21 a 24 de julho. É a primeira vez que pesquisadores de renome internacional da área se reúnem no Hemisfério Sul. Os principais objetivos do MMT'09 são apresentar o estado da arte, ou seja, os avanços da tecnologia mais recente na área do mapeamento móvel e suas aplicações.

Em conseqüência, haverá a troca de experiências e a promoção de pesquisa futura com ênfase no desenvolvimento e na produção dos campos relacionados ao mapeamento móvel, com o intuito de tornar a vida humana mais segura, mais fácil e mais confortável no futuro próximo.

Os benefícios para a sociedade são o melhor conhecimento e melhor qualidade dos serviços prestados pelos responsáveis pelas vias e ambientes de circulação de bens e pessoas (ruas, rodovias, ferrovias, grandes edificações de uso público etc), em consequência de melhores produtos tecnológicos de mapeamento e geração de informações georreferenciadas dos equipamentos e serviços relacionados.

organização do simpósio está sob a responsabilidade do departamento de Cartografia e do Programa de Pós-graduação em Ciências Cartográficas e conta com o apoio institucional da FCT/UNESP e com a chancela de quatro sociedades científicas internacionais (ISPRS -International Society for Photogrammetry and Remote Sensing; IAG -International Association of Geodesy; FIG - Fédération Internationale des Géomètres; ION – Institut Of Navigation).

O apoio financeiro é dado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e mais onze empresas brasileiras e estrangeiras.

João Fernando Custodio da Silva, diretor da FCT, é o coordenador-geral de um evento que conta com 3 conferências, 6 tutoriais, 6 trabalhos na sessão especial do estado da arte da tecnologia do mapeamento móvel e 54 trabalhos científicos e tecnológicos, envolvendo mais de 150 pesquisadores e estudantes do Brasil e do exterior.

O simpósio tem o envolvimento direto de 22 empresas e instituições públicas e privadas, sendo 8 do exterior. Os trabalhos foram selecionados por um comitê científico internacional coordenado por Dorota Brzezinska, da Ohio State University, EUA, e Antonio Tommaselli, da FCT.

Os tópicos estão focados em temas de relevância científica, tecnológica e também cultural relacionados aos interesses da comunidade científica internacional de mapeamento móvel.

Integram o programa os assuntos relacionados ao mapeamento móvel tridimensional e integração aos sistemas de informação geográfica, integração de sensores e dados, segmentação automática de imagens, georreferenciamento direto, algoritmos de estimação e otimização, extração de dados e reconhecimento, processamento de sequência de imagens, sistemas de mapeamento por radar, calibração de sensores, posicionamento em tempo real e técnicas "sem fio", navegação para pedestres e aplicações de mapeamento móvel (ruas, rodovias, ferrovias, edifícios etc).

Informações: http://www4.fct.unesp.br/simposios/mmt09/ingles/

Assessoria de Comunicação e Imprensa