Notícia

MidiaMax

Presidente Lula inaugura centro de nanociência em Campinas

Publicado em 04 março 2008

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou por volta do meio-dia ao Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LMLS), na cidade de Campinas (SP), para inaugurar o Centro de Nanociência e Nanotecnologia César Lattes, uma homenagem a este físico, com reconhecimento internacional, e que durante muitos anos foi professor da Unicamp.

Na comitiva do presidente estão, entre outros, os ministros da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, da Agricultura, Reinhold Stephanes, da Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, e das Comunicações, Hélio Costa.

Na obra foram investidos R$ 6 milhões, recursos provenientes do Financiado de Estudos e Projetos (Finep). O centro foi projetado especialmente para experimentos de alta precisão. Além dos investimentos na obra, a unidade recebeu investimentos da ordem US$ 2,5 milhões da Fundação Amparo à

Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), para aquisição de ferramentas tecnológicas de última geração. Dentre os destaques, está um microscópio eletrônico que consegue identificar não apenas as estruturas nanométricas, mas também os elementos químicos que compõem o material.