Notícia

Executivos Financeiros

Presidente do BNDES assina contrato para construção de laboratório de alta tecnologia

Publicado em 02 março 2009

Em cerimônia no Parque Tecnológico de São José dos Campos, o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho, assinou nesta segunda-feira (2/03) contrato de R$ 27,6 milhões para a construção e instalação de laboratório de pesquisas e estruturas leves, focado em projetos de inovação.

O BNDES terá participação de 30,5% do custo total, de R$ 90,5 milhões, e o restante será aportado pela Embraer (que também atuará como empresa-âncora dos projetos iniciais), pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos), pelo governo do Estado de São Paulo, Fapesp e IPT.

Na ocasião, o presidente do BNDES destacou a importância estratégica do laboratório. Além da aplicação na indústria aeroespacial, Coutinho chamou atenção para o potencial de aproveitamento dos materiais desenvolvidos pelo laboratório na indústria de exploração de petróleo em águas profundas.

O apoio do Banco será através do Funtec, o Fundo de Tecnologia, não-reembolsável, concebido para financiar investimentos em desenvolvimento tecnológico e inovação de interesse estratégico para o país.

O setor aeronáutico e seus desafios tecnológicos são considerados prioritários e estratégicos pelo BNDES e pelo Governo Federal, e por isso já foram incluídos na nova fase da política industrial brasileira.